MUITOS DE VOCÊS QUE LERÃO ESSA ENTREVISTA QUE É MAIS UMA HOMENAGEM DO QUE QUALQUER OUTRA COISA,NÃO ERAM NEM NASCIDOS QUANDO ESSE CARA COMEÇOU A CARREIRA NO ROCK E NA MÚSICA!
NÃO DÁ PRA IMAGINAR COMEÇAR A TOCAR BATERA NO ROCK ANTES DE EXISTIR LED,PURPLE,SABBATH E POR AÍ VAI !
ESSE BATERA COMEÇOU NESSE CENÁRIO PORTANTO SE TRATA DE UM LEGÍTIMO COLEGA DE BONHAM,PAICE,WARD,MOON,RINGO,WATTS!
1966,O HOMEM AINDA NÃO HAVIA PISADO NA LUA!!!(?)!!!OS BEATLES ESTAVAM ENTRE "RUBBER SOUL" E "REVOLVER",OS STONES ESTAVAM NO "AFTERMATH"! O TROPICALISMO ESTAVA PRESTES A APARECER NA CENA!
WOODSTOCK ERA SÓ UMA CIDADEZINHA AMERICANA!
NO BRASIL,O GOLPE DE ESTADO TINHA ROLADO HÁ POUCO EM 64 E LOGO VIRIA EM 68 O AI-5 !
NO CINEMA ROLAVA "BLOW UP" DO ANTONIONI,"FARENHEIT 451"DO TRUFFAUT,"MADE IN USA" DO GODARD....AQUI O BANDIDO DA LUZ VERMELHA DO SGANZERLA ERA O SUCESSO!
IMAGINEM DAÍ PRA FRENTE VOCÊ NO AUGE DA SUA JUVENTUDE VIVENDO E PARTICIPANDO DE TODAS ESSAS TRANSFORMAÇÕES .......QUE PRIVILÉGIO! E É UM PRIVILÉGIO PODER TER UM MÚSICO COM ESSA VIVÊNCIA AINDA NA ESTRADA,CHEIO DE ENERGIA E METAS A CONQUISTAR E CAMINHOS A TRILHAR AQUI NO MEIO DO METAL BRASILEIRO!COMEÇA AQUI,PRA VOCÊS :1,2,3,4,5,1000 PERGUNTAS PARA:
TIBÉRIO CORREA:"HARPPIA" "LUTHIER DRUMS".
1-TIBÉRIO,APROVEITANDO A INTRODUÇÃO:BEATLES,STONES,OS DOIS OU NENHUM DOS DOIS E POR QUÊ?
Na época adorava Stones, pela atitude e músicas mais rock.Com a idade aprendi a gostar dos Beatles.Hoje gosto dos dois , pois sem eles acho que nem existiria o heavy metal .seriamos embalados por baladas românticas ao som de orquestra. hahahah
2-O QUE FOI QUE INSPIROU VOCÊ A TOCAR BATERIA?
Iniciei minha carreira como músico entre 15 e 16 anos idade. Sempre fui (e ainda sou)apaixonado por guitarras e violões, mas segundo um amigo meu, com a bateria era mais fácil de conseguir arrumar garotas (na época eu era meio tímido). Acabei me apaixonando pelo instrumento.
3-QUAIS OS BATERAS QUE INSPIRARAM VOCÊ NO COMEÇO DA CARREIRA?
John Bonham, Keith Moon, Bill Ward, Mel Taylor (The Ventures), Budy Rich, Don Brewer (Grand Funk Railroad), Mitch Mitchell(Jimi Hendrix Experience).
4-COMO FOI NO ÍNICIO DA CARREIRA A SUA INSERÇÃO NA COMUNIDADE MUSICAL PAULISTANA?
Sempre estava circulando entre a rapaziada musical da Pompéia e fazia muitas palhinhas nas festas que tinham bandas tocando. Vi muitos deste músicos, hoje famosos, começarem suas carreiras de perto. Antes de mexer com bateria, fui ajudante de alguns dos grandes luthieres de guitarra. Quem me iniciou na arte da manutenção da bateria foi o Maestro Toninho, que me foi apresentado pelo Leopoldo(Gerente da Casa Manon) que até hoje é meu amigo.
5-CONTE-NOS RESUMIDAMENTE "SE POSSÍVEL"(POIS,50 ANOS DE CARREIRA É MUITO CHÃO), SUA TRAJETÓRIA DE MÚSICO/BATERISTA!
Como músico, fui convidado a me mudar para Belo Horizonte, para tocar em uma banda de bailes, mas a história é um pouco longa...haha. mas foi uma grande aventura. Junto com meu companheiro e saudoso Bororó, guitarrista e professor de muitos guitarristas pompeienses famosos, chegamos a montar uma banda de rock progressivo chamado "Há Pedra" e tocamos na primeira edição do festival de Águas Claras. Dividimos muitos momentos e projetos musicais, tocando em bordéis nos cais de Santos, Santo Amaro, etc.. Acompanhei muitos "canarinhos" como "Claudio Mouro", "Carmen Silva" e "Waldick Soriano". Toquei por muito tempo sob as mais diversas condições que você possa imaginar. Toquei muito em circo. No final dos anos 70 formei a banda "Aeroplano" da onde saíram alguns dos músicos que tocaram no "Harppia":" Ricardo Ravache, Marcus Patriota e Flavio Gutok".Poucos sabem mas além de músico, sou produtor artístico e musical.Produzi alguns musicais e fui produtor e road manager da Blitz (1981)Em 1982 fundei a Luthier Drums junto com um sócio chamado "Luis". Com tempo ele preferiu seguir o caminho dele e eu continuei batalhando na construção de bateria.
1000-VOCÊ TEM OU TINHA UMA ROTINA DE ESTUDOS OU TREINO?CASO POSITIVO,QUAL O TIPO DE TREINO OU MÉTODO USADO?
Nunca em minha vida tive uma rotina de estudo. Para falar a verdade até hoje é através de muito ensaio, muitos shows. Não estudo nem para fazer músicas novas. Elas saem na hora. O que acontece, que posso considerar como estudo é ouvir muita música boa. Músicas muito bem feitas sem importar o gênero, seja rock, metal, funk (de verdade) ou samba. Passo 24 hs do dia prestando atenção em tudo que é musicalmente enriquecedor.
6-QUAL O KIT DE BATERA PREFERIDO,OU IDEAL PRA VOCÊ? TEM PREFERÊNCIA POR ALGUMA MARCA,TAMANHO,COR? E PRATOS,QUAL O SET DE PRATOS QUE USA E QUAL A MARCA PREFERIDA?
Meu kit preferido é: Bumbo de 24 x 18, Surdos 16 x 16 e 18 x 16 tom tom de 14 x 12 e Caixa de 14 x 6 1/2 (será por que, hein?) e se for "Luthier ou Ludwig" melhor ainda! hhahahahaha ... Pratos sempre foram os meus velhos Zildjian: hi-hat e condução que estão comigo há 35 anos. Uso também para o ataque Paiste 2002, um china também Paiste modelo formula sound e peles de preferência REMO.
7-COMO TRABALHA OS ARRANJOS DE BATERA NO HARPPIA?
Primeiro escuto a melodia. Na hora já pinta alguma coisa na cabeça e tento passar para meus companheiros e com um certo tempo vou ajustando até chegar a um ponto que todos gostam. Praticamente eu uso minha sensibilidade para perceber o que a música pede, desde como vou usar os pratos até o tipo de padrão rítmico que vou usar. Não estou preocupado com técnica mas sim com a música.
8-COMO ANALISA A CENA UNDERGROUND BRASILEIRA DURANTE PRATICAMENTE ESSES 50 ANOS DE CARREIRA?
Fico triste pois já fiz muita campanha para formarmos uma cooperativa musical, aonde TODOS sairiam ganhando. Mas nunca consegui, pois com o tempo as bandas em vez de se unirem, acabam se tornando inimigos e disputando um público que na verdade sempre foram de TODOS. Com o tempo outros estilos musicais se uniram e estão hoje em todas as mídias (veja o sertanejo, sambistas, Axé e funkeiros). Os artistas famosos e com condições costumam apadrinhar muitos artistas novos, coisa que no metal não vem acontecendo.
9-O QUE SIGNIFICA TOCAR BATERIA NA SUA VIDA?
Tudo. É minha razão de de vida. Sofri muito para poder tocar bateria. Poucos sabem, mas aos meus 17 anos meus pais, me mandaram escolher: ou viveria a vida que eles queriam ou que eu saísse de casa e fosse virar, segundo eles, um drogado ou músico. Saí de casa e fui dormir na rua, em beira de calçadas, casas abandonadas e em cima de árvores. Como eu tinha uma vida de abonadinho (pois meus pais, tinham padrão de vida alto para a época) Saí de casa com a roupa do corpo, ou seja, sapato Italiano feito sob encomenda, relógio Cartier, Blusão com botões revestidos de ouro e calça de brim Lee (poucos podiam comprar essa calça). Como precisava comer, comecei a vender tudo: vendendo o sapato comprei uma conguinha, vendi o blusão e comprei uma blusa mais barata e com o resto do dinheiro fui comendo, até aparecer uma chance de ir tocar em uma banda de baile em Belo Horizonte e daí para frente foi tudo mais fácil.
10-COMO FORAM EM GERAL AS TURNÊS EM QUE SE ENVOLVEU TANTO COMO MÚSICO COMO PRODUTOR(ROAD MANAGER)E QUAL A SUA VISÃO DE ESTAR NA ESTRADA COM GRUPOS DIFERENTES EM ÉPOCAS DIFERENTES?
Turne é sempre bom, apesar do cansaço, independente do estilo. Tudo que sei hoje de administração, direção artística e produção musical é graças a estas experiências vividas na prática.
11-COMO PERCEBE A TRANSFORMAÇÃO NO PROCESSO DE GRAVAÇÃO E CONFECÇÃO DE UM TRABALHO DE UMA BANDA? VOCÊ VEM DA ERA DAS FITAS DEMO-K7, COMPACTOS, EPs E DISCOS EM VINIL, ESTÚDIO DE GRAVAÇÕES ANALÓGICOS.
Como estamos sempre envolvidos com gravação, você nem sente as mudanças, pois as coisas acontencem no dia a dia. Apesar do trabalho que dava, as fitas análogicas nas masterizações, corte e até mesmo o vinil (que tinha que trocar de lado), sempre adorei. Acho tudo mágico. Hoje acho até que o digital ajuda a se fazer cd com mais rapidez e com poucos defeitos, desde de que você tenha um bom técnico de som. Mas já não sinto aquela magia, adoro quando percebo erros nas gravações, pois só assim sei que foi feito por um humano. Quanto a internet, acho um bom veículo de comunicação, apesar de aparecer muitas picaretagens, pois até o padeiro pode fazer música em sua própria casa.
AGORA ESTAMOS NA ERA DO "BANDCAMP","SOUNDCLOUD","YOUTUBE"! MUDOU MUITO O PROCESSO DE GRAVAÇÃO,PROGRAMAÇÃO VISUAL E DIVULGAÇÃO DE UM TRABALHO!COMO ANALISA ESSA MUDANÇA DE FASE E TECNOLOGIAS?
Bem usado, é uma excelente ferramenta para comercializar e divulgar o trabalho para um número maior de pessoas. Graças a estes sites, recebemos muitos retornos de fãs de países como Slovakia, Indonésia, Austrália e Alemanha. O problema da mudança de tecnológica é que ela acaba por outro lado deixando as pessoas preguiçosas para a vida fora das telas e se isolam cada vez mais da realidade. Perde-se contato físico, olho-no-olho e parece que estimula ainda mais a covardia.
12- VOCÊ PARTICIPA ATIVAMENTE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS MÚSICAS DE SEUS PROJETOS? E AS LETRAS, VOCÊ PARTICIPA NA CRIAÇÃO DAS LETRAS? CASO POSITIVO, COMO SE DÃO ESSES PROCESSOS?
Sim, pois depois de 35 anos de Harppia podem reparar que o estilo nunca mudou, pode até ficar mais moderno, mas sem mudanças bruscas. Muitos músicos que passaram pelo Harppia que achavam que poderiam mudar o estilo, hoje já não estão mais na banda. Sou muito crítico e é o que quero ou “até logo, passar bem”. Sempre participo em letras, músicas e arranjos.
13-VOCÊ LÊ COM FREQUÊNCIA? SE SIM, QUAL LIVRO, REVISTA, BLOG, EDITORIAL QUE RECOMENDA?
Leio muito de tudo, mas meu assunto preferido são as biografias, principalmente de artistas consagrados.
Revistas, somente para saber o que está rolando no nosso meio. Recomendo que as pessoas procurem ler tudo o que puderem, pois assim adquirem cultura e podem ampliar seus horizontes.
14-CONTE-NOS SE POSSÍVEL SOBRE OS SEUS PRÓXIMOS PASSOS!
Em breve estaremos lançando o novo album, estamos terminando as demais músicas e logo entraremos em estudio para gravá-las.
15-QUAL A RELAÇÃO DO HARPPIA COM O SEU RESPECTIVO PÚBLICO E COMO VOCÊ VÊ O COMPORTAMENTO E O PAPEL DO PÚBLICO NA TRAJETÓRIA DA BANDA?O PÚBLICO PARTICIPA MUITO PRÓXIMO A PONTO DE INFLUIR NA DIREÇÃO A SER TOMADA?
O Público para mim é meu patrimônio e por eles é que faço música e não para músicos. Músicos dificilmente compram discos, pagam para entrar em shows e quando convidados, vão para ver os erros da banda somente. E estou generalizando sim. Anos atrás existia uma divisão de público, hoje, não. O mesmo cara que vai em um show do Harppia, vai no do Vulcano(por exemplo) e curte os dois.
16-VOCÊ TEM ALGUMA OUTRA ATIVIDADE ALÉM DE BATERA?
Além de músico, produtor, sou fabricante de bateria, a "Luthier Drum".
https://www.facebook.com/tiberioluthierdrum
LINKS DOS SHOWS EM 1989
https://www.youtube.com/watch?v=hyRgpQYuh1c
https://www.youtube.com/watch?v=mxOZ6icyObo
ENTREVISTA DA ÉPOCA
https://www.youtube.com/watch?v=6z2YLtUo4N0&nohtml5=False
17-VOCÊ TEM ALGUM INTERESSE EM OUTRO TIPO DE ARTE? JÁ TEVE EXPERIÊNCIA EM ALGUM OUTRO TIPO DE ARTE?
HÀ 6 anos atrás, fui produtor de programa de web-TV, na ALLTV (a primeira TV da internet) e adorei a experiência. Era um programa de entretenimento que tinha 5 horas de duração, quinzenalmente. Foi maravilhoso enquanto durou.
Conseguimos em menos de 6 meses, chegar perto do primeiro lugar de audiência dentro da programação da emissora. O programa se chamava “Madrugadão”
https://www.youtube.com/user/madrugadaoalltv/videos
18-CONSIDERAÇÕES FINAIS!!
Bem, só tenho a te agradecer pelas suas perguntas, pois estou cansado de responder sempre as mesmas perguntas feitas pela maioria dos entrevistadores.
Você simplesmente me perguntou o que eu perguntaria a você e a todos os músicos, se eu tivesse que fazer matérias sobre eles.
E viva a todos nós que ainda acreditamos no Metal, independentemente do estilo.
LINKS DO TIBERIO:
Discografia Harppia:
A Ferro e Fogo (EP) 1985 Baratos e Afins
SETE (1987) LP Independente
Harppia´s Fligth (1996) CD Megahard Progressive Records
Singles digitais:
Black Joe (2016) Independente
Harppia 2.0 (2016) Idem
Cavaleiro de Fogo (2016) Idem
Relançamento:
A Ferro E Fogo + SETE 2 em 1 (1996) "Pirata" Megahard Progressive Records
Harppia´s Flight (2014) Metal Soldiers Records Portugal
SETE (2015) Idem
Vídeos:
Black Joe
https://youtu.be/uccPpaemFuE
Black Angel
https://www.youtube.com/watch?v=wxJ7eENyRew
Salém (a cidade das Bruxas)
https://youtu.be/Cu6Ym69OXeg
Making of fase 1
https://youtu.be/81aciyekmOU
Site oficial:
harppia4.wix.com/bandaharppia
www.reverbnation.com/harppia
www.myspace.com/oficialharppia
www.facebook.com/harppiapaginaoficial
Instagram e Twitter
@harppiaoficial
HARPIA O GAVIÃO!
https://www.youtube.com/watch?v=7R37ibXfI0g
FAZENDO UM SOM NA WAVE DRUMS
https://www.youtube.com/watch?v=m8dX2MXDb_k
ENTREVISTA
https://www.youtube.com/watch?v=gc-KWGaze1Q&nohtml5=FalseMTV
https://www.youtube.com/watch?v=usVNULhnNHI&nohtml5=False
SHOW 2014
https://www.youtube.com/watch?v=cM0TfdZxDdM&nohtml5=False
HISTÓRICO:SUPER SPECIAL
https://www.youtube.com/watch?v=XfTQjJsk2Yg&nohtml5=False
ROCK NA RUA
https://www.youtube.com/watch?v=6QkxCwhAmAM&nohtml5=False
BOCA LIVRE: TV CULTURA
https://www.youtube.com/watch?v=2z6Gmd07Ef0&nohtml5=False
VOZ DA CONSCIÊNCIA-CANAL DO BARBIERI
https://www.youtube.com/watch?v=DaPW1g3yQB0&nohtml5=False
SETE AO VIVO
https://www.youtube.com/watch?v=R_VSJN5Nwqs&nohtml5=False
DEPOIMENTO PARA O FILME -BRASIL HEAVY METAL
https://www.youtube.com/watch?v=KwBV9DGA6tA&nohtml5=False
GOOD OLD AND HAPPY DAYS!
80´S
90´S
21th CENTURY
CURRENT HARPPIA´S LINEUP!
SERIOUS PLAYING
Sensacional.ele esqueceu de dizer que fez muitos mingaus de domingo no palmeiras adorei a foto ele,bororo( um gênio)oberdan catana filho do grande goleiro do palmeiras eu na janela ( era o cantor) e acho que é o Serginho .que maravilha abs
ResponderExcluir