segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

"CLIVE BURR" O CRIADOR VIVE!

PRA ESCREVER ESSE ÚLTIMO TEXTO,POST E HOMENAGEM DO ANO DE 2017 EU EXPERIMENTEI UM ROTEIRO DIFERENTE.BUSQUEI OS LINKS E FUI OUVIR OS DISCOS ENQUANTO RASCUNHAVA O QUE IRIA SER O POST DEFINITIVO!
DE REPENTE ME VI ENVOLVIDO COM AS MÚSICAS E EMPOLGADO ESCREVENDO SOBRE CADA UMA DELAS PORQUE REALMENTE O CASO É DE SE EMPOLGAR MESMO!POR ISSO,ACABEI ESCREVENDO NÃO SOBRE A VIDA E A CARREIRA DELE,MAS SOBRE OS TRÊS DISCOS,UMA TRILOGIA PERFEITA DO QUE VEIO A SER O CAMINHO DA BATERIA NO HEAVY METAL E NA SUA ESSÊNCIA! VOCÊ NÃO ENTRA PRA HISTÓRIA SEM TER FEITO NADA DE REALMENTE RELEVANTE,GENIAL E QUANDO SE COLOCA LUZ SOBRE O TRABALHO DESSE BATERA,REALMENTE VEMOS O POR QUÊ QUE SUA BANDA FOI ,É E SEMPRE SERÁ UM ÍCONE DO ESTILO! E ISSO SE DEVE MUITO AO TRABALHO DESSE MÚSICO E BATERA QUE ESTARÁ SEMPRE NOS CORAÇÕES DE MILHÕES DE ROCKERS PELO MUNDO AFORA! E CERTAMENTE ESTÁ NO MEU!
JÁ VOU AGRADECENDO LOGO DE CARA! MUITO OBRIGADO! CLIVE BURR!

O FABULOSO CHRIS SQUIRE JÁ DIZIA QUE NA ENTRESAFRA DE UMA BOA LEVA DE ARTISTAS DE ROCK,O “PUNK” DOMINAVA A CENA! E ELE TINHA RAZÃO! COM O PASSAR DO TEMPO PERCEBEMOS ESSE CICLO SENDO REPETIDO E NÃO FOI DIFERENTE NO FINAL DOS ANOS 70! O ESTILO "PUNK 77" DOMINAVA A NOVA GERAÇÃO PRINCIPALMENTE O MERCADO INGLÊS E POR LÁ,SE VOCÊ QUISESSE BOTAR UM PÉ NO MERCADO E NAS GRAVADORAS E TER ALGUMA CHANCE,ERA PRUDENTE COMEÇAR FAZENDO UM PUNK ROCK.FOI ASSIM COM VÁRIOS ARTISTAS QUE DEPOIS SE TRANSFORMARAM EM ÍCONES DO SEU ESTILO TAIS COMO:THE POLICE,BLONDIE,SIOUXSIE AND THE BANSHEES,ELVIS COSTELLO,PRA CITAR ALGUNS.OUSO DIZER QUE O IRON MAIDEN SE ENCAIXA NESSE CONTEXTO E SEI QUE MUITOS PURISTAS E FÃS NÃO VÃO GOSTAR DISSO MAS É A MINHA VISÃO QUE ESCREVO E TENHO QUE SER HONESTO NO MEU ESPAÇO!
AO ANALISARMOS PRINCIPALMENTE OS DOIS PRIMEIROS DISCOS VEREMOS A NÍTIDA INFLUÊNCIA QUE O PUNK ROCK TEM NAS COMPOSIÇÕES E A INTERPRETAÇÃO DISSO JÁ COM UMA ASSINATURA DO QUE VIRIA A SER A “NEW WAVE OF BRITISH HEAVY METAL” PELA BANDA SÍMBOLO DESSA ERA: IRON MAIDEN!
DENTRO DESSA BANDA EXISTIA UM BATERISTA QUE AJUDOU A FORMAR A BATIDA,O RÍTIMO E A ESSÊNCIA DO HEAVY METAL MUNDIAL E DEIXOU UM LEGADO E UMA TRILHA COM VÁRIAS TÉCNICAS A SEREM DESENVOLVIDAS E ADAPTADAS.CLIVE BURR EM 3 ANOS PAVIMENTOU UMA ESTRADA DE QUASE QUATRO DÉCADAS QUE SE SUCEDERAM E HEROICAMENTE NOS DEIXOU DE PRESENTE 3 DISCOS IMPECÁVEIS TANTO DE ARRANJO,QUANTO DE COMPOSIÇÃO E EXECUÇÃO E POR SORTE TEMOS REGISTROS DELE AO VIVO ONDE PODEMOS VER QUE O QUE ELE FAZIA NO ESTÚDIO,NOS PALCOS O FAZIA AINDA MELHOR!
VAMOS AOS TRABALHOS:
IRON MAIDEN (1980) PROWLER,SANCTUARY,CHARLOTTE THE HARLOT E RUNNING FREE SÃO PUNK ROCK NA SUA ESSÊNCIA.SE VOCÊ ANALISAR AS LEVADAS DE CLIVE BURR,NA SUA MAIORIA NESSE DISCO LEMBRAM MUITO AS DE “MARKY RAMONE” (DUST/RAMONES)COM O CHIMBAU BEM RÁPIDO E UMA LEVADA SECA E POTENTE,UM VERDADEIRO SOCO NO ESTÔMAGO!PORÉM VOCÊ JÁ COMEÇA A OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSONALIDADE QUANDO ELE PRATICAMENTE TOCA UM FREVO(QUEM É BRASILEIRO VAI ENTENDER) NA PARTE INSTRUMENTAL DE PROWLER DANDO UM DINAMISMO E UM SENSO DE ACELERAÇÃO FANTÁSTICOS.ESSA TÉCNICA ELE DEIXARIA DE HERANÇA NA MÚSICA DO IRON E PARA O SEU SUCESSOR NAS BAQUETAS!REMEMBER TOMORROW E STRANGE WORLD MOSTRAM O CAMINHO DIFERENTE TOMADO POR BURR SE DISTANCIANDO DO PUNK QUANDO USA UM KIT BEM MAIOR DO QUE OS BÁSICOS PUNKS,PASSANDO POR ARRANJOS COMPLEXOS E CHEIOS DE DINÂMICAS E VIRADAS EM VÁRIOS TONS DOS MAIS AGUDOS AOS MAIS GRAVES E PRATOS DE EFEITOS CHINESES.ESTAVA APONTANDO AÍ PARA O RETORNO DOS KITS ENORMES DE BATERIAS E ISSO TAMBÉM SE TORNOU UM LEGADO E UMA MARCA NÃO SÓ DA BATERIA COMO TAMBÉM DO BATERISTA DO IRON MAIDEN! DETALHE QUE A BATERA GIGANTE SEMPRE COM UM BUMBO APENAS! ISSO ALIÁS FOI O MAIOR LEGADO SEGUIDO À RISCA POR SEU SUCESSOR O NÃO MENOS GENIAL E EXCELENTE NICKO McBRAIN!
BURR ERA CAPAZ DE ESPANCAR A BATERA MAS NAS MÚSICAS MAIS TRABALHADAS,MOSTRAVA QUE TAMBÉM SABIA BAIXAR A BOLA E INSERIR DETALHES PRECISOS E CRIATIVOS USANDO TODAS AS PEÇAS DA SUA LUDWIG BRANCA COM PRATOS PAISTE !
COMO TODO O BOM TIME COMEÇA COM UM BOM GOLEIRO,UMA BOA BANDA COMEÇA POR UM BOM BATERISTA E A CARREIRA DO IRON MAIDEN ESTAVA COMEÇANDO COM UM EXCELENTE GOLEIRO..OPS...BATERISTA!!
"KILLERS" (1981), SEGUNDO ÁLBUM APARECE COM "IDES OF MARCH", UMA INSTRUMENTAL A LA "BOLERO DE RAVEL" ONDE CLIVE UTILIZA SUAS SEXTINAS PELA BATERA ENTRE UM RIFF E OUTRO COM MAESTRIA!
"WRATCHILD" COMEÇA COM UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS:A VELOCIDADE! SUA LEVADA COM UMA MÃO NO CHIMBAU ACOMPANHAVA BEM O MAESTRO DA BANDA.O BAIXISTA "STEVE HARRIS" QUE TINHA A VELOCIDADE COMO UM DIFERENCIAL NO SEU JEITO DE TOCAR. PUNK ROCK AINDA ESTAVA INCORPORADO AO SOM DO IRON MAIDEN MUITO IDENTIFICADO COM AS INTERPRETAÇÕES AGRESSIVAS DA VOZ DE "PAUL DI´ANNO",QUE TAMBÉM NA POSTURA E NO VISUAL ESTAVA MAIS ALINHADO COM A TENDÊNCIA DO MOMENTO!PARA UM VOCALISTA,TALVEZ UMA DECISÃO ESTRATÉGICA QUE FUNCIONOU BEM E COLOCOU O "MAIDEN" NO MAPA DAS BANDAS PROMISSORAS E COM UMA PERSONALIDADE.
A INTRODUÇÃO DE “MURDERS IN THE RUE MORGUE” MOSTRA UM IRON MAIDEN DE INTRODUÇÕES MUITO CARACTERÍSTICAS QUE SE REPITIRÍAM COMO ASSINATURA DA BANDA! É SÓ VOCÊ COMPARAR MURDERS IN THE RUE MORGUE COM “WASTING LOVE”(1992)..PRA ENTRAR NA MÚSICA MESMO VEMOS UMA VIRADA DE CAIXA BEM RÁPIDA QUE REMETE A UMA INFLUÊNCIA QUE CREIO QUE DEVA ESTAR IMPLÍCITA NO ESTILO DO BURR QUE É A DE “IAN PAICE”DO DEEP PURPLE.
EM TERMOS DE SONORIDADE A BATERIA DE BURR NESSES DOIS PRIMEIROS TRABALHOS SOA BEM SECA E PRECISA MAS COM PESO E CAPTA BEM A FORÇA E PEGADA DE RAÇA QUE CARACTERIZARAM SUA TRAJETÓRIA!
"ANOTHER LIFE" COMEÇA COM VIRADAS DE TRÊS PANCADAS PELOS TONS EM SEQUÊNCIA DO MAIS AGUDO PRO MAIS GRAVE ,MAIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA BATERIA DO MAIDEN QUE IRIA SER SEGUIDA PELO SEU SUCESSOR “NICKO McBRAIN”.ALIÁS DIGA SE DE PASSAGEM,NICKO HONROU E SEGUIU COM MUITA QUALIDADE,FIDELIDADE E PERFEIÇÃO A ASSINATURA DE BURR NO MAIDEN,MAS ISSO É ASSUNTO PRO PRÓXIMO POST.
NA INSTRUMENTAL "GENGIS KHAN" A LEVADA MAIS TRADICIONAL DO IRON MAIDEN APARECE NOVAMENTE !
"INNOCENT EXILE" TRAZ NOVAMENTE O TRABALHO RÁPIDO DE CHIMBAU NA MÃO DIREITA CONTRABALANÇANDO MOMENTOS TENSIONADOS COM PARTES MAIS SOLTAS,DANDO UM CERTO SWING PRA MÚSICA E MOSTRA QUE BURR TAMBÉM TEM O SENSO DE "GROOVE" TÃO NECESSÁRIO AOS BONS BATERISTAS!
NOVAMENTE ACOMPANHANDO RIFFS ELE FAZ MARCAÇÕES ULTRA RÁPIDAS COM AS DUAS MÃOS NO CHIMBAU!
EXATAMENTE ASSIM COMEÇA "KILLERS", UM CLÁSSICO DA BANDA!
CLIVE BURR AJUDA COM SUAS PASSAGENS PELOS TONS ENTRE AS MUDANÇAS NA INTRODUÇÃO! VIRADAS QUE DÃO DINÂMICA E BALANÇO AO SOM PREPARANDO A PORRADA QUE VEM A SEGUIR! PUTA SOM PRA QUEM GOSTA DE ROCK DE QUALQUER ESTILO!
NESSA MÚSICA ELE FAZ MARCAÇÕES COM AS DUAS MÃOS VARIANDO ORA NO CHIMBAU COMO NA BASE CANTANDA,ORA ACOMPANHANDO OS RIFFS DE GUITARRA! AS PARTES “CAVALGADAS” CLÁSSICAS DO MAIDEN TAMBÉM SÃO SEGUIDAS POR BURR ATRAVÉS DOS TONS E DA CAIXA SEMPRE COLADAS EM 3 TOQUES JUNTO COM O BAIXO E AS GUITARRAS!A EQUALIZAÇÃO DA BATERA SE MOSTRA EFICIENTE JUSTAMENTE NESSAS PARTES ONDE TODOS ESTÃO COLADOS FAZENDO A MESMA COISA!
"TWILIGHT ZONE" É UM SHUFFLE NERVOSO QUE LEMBRA MUITO UMA DAS INFLUÊNCIAS DE STEVE HARRIS= PETE WAY E UFO! DIRETA E PORRADA MAIS UM BAITA SOM!
"PRODIGAL SON" COMEÇA COM AS VIOLAS NO ESTILO FLOWER POWER E NESSE CLIMA DE CACHOEIRA VEM UMAS VIRADAS EM EFEITO CASCATA SENSACIONAIS DOS TONS MENORES PARA OS MAIORES E ENTÃO A MÚSICA ENTRA NUM FOLK ELÉTRICO BEM INTERESSANTE E COM PERSONALIDADE E CLIVE BURR TRAZ UMA LEVADA BEM FIRME NO RIDE DANDO BRILHO AOS ELEMENTOS DIFERENTES AO REPERTÓRIO CLÁSSICO DO MAIDEN! EXCELENTE MÚSICA PRA QUEM ACHA QUE NO METAL NÃO HÁ ESPAÇO PARA SUTILEZAS..AÍ ESTÁ UMA MÚSICA DE QUASE 40 ANOS COM CORPINHO DE 20 E AINDA BEM ATRATIVA...IF YOU KNOW WHAT I MEAN!
"PURGATORY" DEIXA UMA HERANÇA PRO FUTURO PRA “ACES HIGH”.
"DRIFTER" ENCERRA ESSE ÁLBUM CLÁSSICO E CLIVE BURR TRAZ UMA LEVADA QUE NOS DEIXA COM UM ENIGMA: SERIA ESSA MÚSICA UM SHUFFLE? SEU ESTILO TRAZ UM JEITO DE LEVAR A MÚSICA QUE A TRANSFORMA EM NERVOSA,TENSA E SEM UMA ASSINATURA CLARA DO RITMO O QUE A TORNA MUITO INTERESSANTE!A ESSA ALTURA DA CARREIRA DA BANDA,SUAS  MARCAÇÕES JÁ COMEÇAM A SE TORNAR FAMILIARES ACOMPANHANDO RIFFS E PARTES NO CHIMBAU OU CAIXA COM OS DOIS BRAÇOS DANDO ASSIM UMA “CARA” PRO SOM DO MAIDEN E QUE REALMENTE MOSTROU NO FUTURO SER EFICAZ POIS FOI BEM USADA POR SEU SUCESSOR,MR.McBRAIN!
1982 FOI O ANO DA VIRADA! AQUELAS COISAS DE SE ESTAR NO LUGAR CERTO,NA HORA CERTA E FAZENDO A COISA CERTA! O HEAVY METAL ESTAVA SE FIRMANDO JUNTO AOS JOVENS E O IRON MAIDEN TROCA DE VOCALISTA..SAI PAUL DI ´ANNO COM SEU VISUAL PUNK ROCK 77 E VOZ ROUCA E AGRESSIVA E ENTRA BRUCE DICKINSON COM UM VISUAL "UP TO DATE",TOTALMENTE NEW WAVE OF BRITISH HEAVY METAL! CABELOS LONGOS E A VOZ REVITALIZADA COM A INFLUÊNCIA DE MÚSICA CLÁSSICA E "URIAH HEEP" O PAI DO METAL MELÓDICO! BRUCE VEIO JUNTO COM O APELO DEMONÍACO E COM SUAS INFLUÊNCIAS DE HISTÓRIA NAS LETRAS! A ESSA ALTURA O PUNK ROCK JÁ TINHA FICADO PRA TRÁS E OS CABELOS JÁ HAVIAM CRESCIDO EM TODOS NA BANDA! ASSIM ELES ESTAVAM PRONTOS PRA SEREM OS BASTIÕES DO QUE SÃO ATÉ HOJE! A MAIOR BANDA DE HEAVY METAL DE TODOS OS TEMPOS!
ISSO SE DEVE MUITO A ESSA ÉPOCA EM QUE LANÇARAM O CLÁSSICO E CULTUADO “THE NUMBER OF THE BEAST”!
A PRODUÇÃO ME LEMBRO BEM DA ÉPOCA JÁ ERA BEM MAIS REBUSCADA EM RELAÇÃO AOS OUTROS DOIS ÁLBUNS DE ESTRÉIA! A VOZ ESTAVA BEM MAIS CLARA PELA QUALIDADE DO BRUCE E DE CAPTAÇÃO,ALÉM DO NOVO MATERIAL APARECER COM MAIS BACKING VOCALS NOS ARRANJOS. A BATERA APARECIA COM UM SOM MAIS “ESTALADO” E DEFINIDO DANDO MAIS PRESSÃO E PRECISÃO AO SOM E CHAMANDO MAIS AINDA A ATENÇÃO AO INSTRUMENTAL DA BANDA QUE SE MOSTRAVA COMPETENTE E SEUS MÚSICOS CLARAMENTE HAVIAM EVOLUÍDO APÓS 2 DISCOS E TURNÊS EXAUSTIVAS!
"INVADERS" DIZ PRA QUE VEIO COM UMA LEVADA EMPOLGANTE E UMA VOZ MELÓDICA E AO MESMO TEMPO AGRESSIVA COM TÉCNICAS ATÉ ENTÃO SÓ VISTAS NOS VOCALISTAS DE ROCK PROGRESSIVO! ESTAVA CRISTALIZADA A FÓRMULA IRON MAIDEN E DA “NEW WAVE OF BRITISH HEAVY METAL” QUE IRIA INVADIR E DOMINAR O MUNDO COMO A PRÓPRIA MÚSICA ANUNCIAVA!
"CHILDREN OF THE DAMNED" TRAZIA O MELHOR DAS MÚSICAS MAIS FOLK/ELÉTRICAS DA ERA DI ´ANNO PORÉM A VOZ DE DICKINSON TROUXE A PERFEIÇÃO E TRANSFORMOU ESSA MÚSICA NUMA OBRIGAÇÃO DE QUALQUER SET LIST DA BANDA ATÉ HOJE!TODOS OS ELEMENTOS DO IRON MAIDEN ESTÃO PRESENTES NESSA MÚSICA E CLIVE BURR FAZ COM MAESTRIA SUAS LEVADAS RÁPIDAS NO CHIMBAU ACOMPANHANDO OS SOLOS E SUAS MARCAÇÕES DE CAIXAS E CONVENÇÕES JUNTO COM A BANDA! UM SOM PRA SIMBOLIZAR UMA ÉPOCA!!
DAÍ VEM A CÉLEBRE INTRODUÇÃO DE “THE PRISIONER”: WE WANT INFORMATION...INFORMATION!
CLIVE BURR FAZ A INTRODUÇÃO PERFEITA PARA UMA MÚSICA PERFEITA!
UMA COMBINAÇÃO DE GROOVE E ATAQUES PRECISOS COM A BASE E A SEQUÊNCIA DE QUATRO BATIDAS NO PEDAL SUPER RÁPIDAS QUE APONTAVAM PARA O QUE HOJE SE FAZ COM OS DOIS BUMBOS OU PEDAL DUPLO!GENIAL! ESSA MÚSICA É UM MARCO PARA OS BATERISTAS DA MINHA GERAÇÃO QUE CRESCERAM E APRENDERAM O QUE É TOCAR PARA A MÚSICA E MOSTRAR SEUS TRUQUES NA HORA CERTA! OBRIGADO CLIVE BURR!
NESSA MÚSICA SE PERCEBE BEM QUE A BATERA JÁ VINHA COM UM REVERB MAIS FORTE E PORTANTO DAVA UM AR MAIS PRODUZIDO COMPARADO AOS DOIS PRIMEIROS DISCOS! ERA UMA ÉPOCA EM QUE SE PREPARAVA TAMBÉM UMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM TERMOS DE EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO,EDIÇÃO E MIXAGEM DE MÚSICA,E OS EXPERIMENTOS ESTAVAM NOS DISCOS DOS ARTISTAS NOVOS!
NESSA MÚSICA PODEMOS VER JÁ O TRABALHO MELÓDICO DE BACKINGS INTRODUZIDO POR DICKINSON E QUE SE ENCAIXOU PERFEITAMENTE AO SOM DO MAIDEN,LEMBRANDO QUE ADRIAN SMITH ENTRAVA NOS CRÉDITOS DE COMPOSIÇÕES E ELE SEMPRE FOI O MAIS MELÓDICO DOS GUITARRISTAS ENQUANTO DAVE MURRAY ERA O MAIS AGRESSIVO E RÁPIDO! COISAS QUE NÃO SE EXPLICAM!ACONTECEM!
NOS SOLOS SE VOCÊ OUVIR COM ATENÇÃO CLIVE BURR FAZ UMA LEVADA TOCANDO A “BACK BEAT” OU SEJA O QUE SERIA A CAIXA SÓ QUE EM TÉCNICA DE FLAM JUNTO COM O TOM DANDO UM PESO A MAIS E ALTERNANDO CHIMBAU ABERTO E CAIXA COM TONS! GENIAL!
CLIVE BURR APESAR DE TER UM KIT BEM GRANDE NÃO ENCHIA O “SACO” USANDO TUDO A TODO TEMPO MAS EM 22 ACCACIA AVENUE ELE FAZ UMAS VIRADAS NOS TONS MENORES QUE SÃO UMA DELÍCIA DE SE OUVIR!MUITO BEM COLOCADOS!
"VINCENT PRICE" VEM ENTÃO BOTAR A VOZ DO PAPA DOS FILMES DE TERROR NAQUILO QUE SERIA O HINO DA BANDA,MÚSICA TÍTULO DO DISCO E PRA SEMPRE A REFERÊNCIA DE UMA ÉPOCA,DE UM TEMPO,DE UM MOVIMENTO,DE UMA ERA ...QUANDO PRICE TERMINA DIZENDO: SIX HUNDRED AND SIXTY SIX E O RIFF DE GUITARRA COMEÇA COM DICKINSON CONTANDO E CANTANDO A HISTÓRIA COMO NINGUÉM E MAIS UMA VEZ A BANDA ATACA JUNTA COM TODA A FÚRIA SÓ QUE DESTA VEZ COM UM AGUDO GENIAL DE BRUCE,ESTÁ SACRAMENTADO! CLIVE BURR E IRON MAIDEN ENTRAVAM DEFINITIVAMENTE PRA HISTÓRIA COMO A MAIOR BANDA DE HEAVY METAL DE TODOS OS TEMPOS!
DAÍ VEM A GENIALIDADE DO INESPERADO E ATÉ CERTO PONTO DESCONFORTÁVEL RITMO CRIADO POR BURR NA BASE DA VOZ ONDE ELE ANTECIPA A CAIXA NO FINAL DE CADA COMPASSO E CRIA UMA QUEBRA DE RÍTMO QUE É COMPENSADA AO FINAL DE CADA PARTE DE VOZ QUANDO BURR ARREDONDA O TEMPO COM UMA VIRADA DE CAIXA E FAZ O OUVINTE ENTENDER E SE SITUAR NOVAMENTE NA MÚSICA! ISSO SERIA SUMARIAMENTE ELIMINADO POR QUALQUER PRODUTOR DE MÚSICA NOS DIAS DE HOJE! NÃO SEI O QUE ACONTECEU PRA ESSA IDÉIA TER SIDO GRAVADA ASSIM,SÓ SEI QUE QUEM GANHOU FOMOS NÓS E EM ESPECIAL OS BATERISTAS QUE TIVERAM ESSA MÚSICA COMO ARGUMENTO PARA SUAS QUEBRADEIRAS MUNDO AFORA!
DAÍ VEM OUTRA INTRODUÇÃO DE BATERIA E ESSA JÁ CONSAGRANDO A ASSINATURA MÁXIMA DE BURR QUE SÃO OS DOIS BRAÇOS NO CHIMBAU E COM A MARCAÇÃO DO BUMBO DE 4 EM 4 TEMPOS DÃO O GROOVE E O PESO NECESSÁRIOS PRA ENTRAR O RIFF E A VOZ DE DICKINSON ANUNCIANDO A MÚSICA MAIS ELETRIZANTE DO DISCO! UMA SEUQNCIA MATADORA! "THE NUMBER OF THE BEAST" E "RUN TO THE HILLS"! A LEVADA DA BATERA É SIMPLESMENTE ALUCINANTE E CLIVE BURR FAZ DOS BRAÇOS O QUE NO FUTURO OS BATERISTAS FARIAM COM OS DOIS BUMBOS E NADA ME TIRA DA CABEÇA QUE A ANALOGIA É ESSA E ESSE FOI O MAIOR LEGADO DE CLIVE BURR PARA O METAL! OS ELEMENTOS DA BATERIA TEM QUE DAR A NOÇÃO DE PESO E VELOCIDADE E OS DOIS BRAÇOS NO CHIMBAU ESTAVAM DIZENDO CLARAMENTE:SE VOCÊ TIVER 2 BUMBOS,FAÇA ISSO NELES!
NO REFRÃO AQUELA VIRADA VINDA DOS TONS MENORES ATÉ OS MAIORES GIRANDO O KIT TODO DA BATERA REALIZA O SONHO DE TODO O BATERISTA QUE AO SENTAR NUM KIT DESSES,SERIA A PRIMEIRA COISA A FAZER...E NESSA MÚSICA ELE FAZ ACOMPANHADO NADA MAIS NADA MENOS DO QUE STEVE HARRIS! SENSACIONAL! OS ATAQUES ENTRE AS FRASES DO REFRÃO DE BRUCE DICKINSON NO CHINA SÃO GENIAIS E ARTÍSTICAS,UMA AULA DE ARRANJO E EXECUÇÃO,E OLHA QUE NAQUELA ÉPOCA TINHA QUE TOCAR A MÚSICA TODA,SE ERRASSE QUALQUER COISA,TINHA QUE PARAR E RETORNAR AO COMEÇO!
"GANGLAND" TEM A ASSINATURA E AUTORIA DE CLIVE BURR E A ENTRADA TAMBÉM REALIZA UM SONHO DE TODO O BATERISTA QUE É DE ENTRAR ESPANCANDO TUDO E EMENDAR AQUELE “CROSS BEAT” FAZENDO UM TERREMOTO E PREPARANDO PRA ENTRAR A MÚSICA!!! GENIAL E SENSACIONAL E MAIS TUDO O QUE FOR ADJETIVO! UM PRATO CHEIO PRA QUALQUER BATERISTA ESFOMEADO...E O SOM DA BATERA TÁ DEMAIS NESSA ENTRADA! REAL ,DEFINIDO E PESADO!SE VOCÊ PENSAR BEM, ALEX VAN HALEN FARIA UM OU DOIS ANOS DEPOIS AQUELA ENTRADA DE “HOT FOR TEACHER” BEM NESSA ONDA SÓ QUE COM DOIS BUMBOS!
GANGLAND=PUTA SOOOOOOOOOOOOOOM!
"TOTAL ECLIPSE" APARECE COMO BÔNUS TRACK E BURR TAMBÉM ASSINA ESSA COMPOSIÇÃO QUE MOSTRA TODA A QUALIDADE E COESÃO DA BANDA COM SUAS CONVENÇÕES E BRECADAS INTERCALADAS COM RIFFS E LEVADAS FORTES!
ENCERRANDO O DISCO,"HALLOWED BE THY NAME" É UM HINO,UMA DAS OBRAS QUE DEFINEM MAIS O ESTILO IRON MAIDEN DE COMPOSIÇÃO!
A LEVADA É A ASSINATURA DA BANDA! NADA MAIS EMBLEMÁTICO PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO O GRANDE TRABALHO DA BANDA!
AS BRECADAS PARA A VOZ DE BRUCE SE TORNARAM UM ÊXTASE ENTOADO POR MULTIDÕES POR DÉCADAS E LUGARES MAIS LONGÍNQUOS DESSE PLANETA,BEM COMO AS BRACADAS DOS RIFFS DE GUITARRAS ONDE CLIVE BURR USA TODO O KIT DE BATERA E SUA CRIATIVIDADE PRA FAZER VIRADAS ABSOLUTAMENTE MAGISTRAIS!
ESSA SERIA A ÚLTIMA FAIXA DA FASE DE CLIVE BURR NO IRON MAIDEN E NÃO SERIA MAIS NECESSÁRIO QUALQUER COISA PRA COLOCAR ESTE MÚSICO ENTRE OS BATERAS MAIS INFLUENTES,GENIAIS E SUBESTIMADOS DO PLANETA!DIGO SUBESTIMADOS PORQUE NUNCA VI BATERAS DIZENDO SE INFLUENCIADOS DIRETAMENTE POR ELE,MAS SIM PELO MAIDEN.TALVEZ PELO FATO DELE SER UM CARA MENOS "MIDIÁTICO" E HOJE DÁ PRA SE ENTENDER ISSO DO QUE QUALQUER OUTRA COISA.ERA UM BATERA DE ROCK E NÃO UM ROCK STAR COMO TOMMY LEE POR EXEMPLO.TALVEZ ISSO TENHA DEIXADO ESSA IMPRESSÃO EM MIM DE QUE FOI UM BATERA SUBESTIMADO MAS EU ESTOU AQUI PRA DEIXAR MINHA HOMENAGEM!
SEUS TRABALHOS FORA DO IRON MAIDEN SEMPRE ENVOLVERAM MÚSICOS EXCELENTES E FORAM SEMPRE DE QUALIDADE AFINAL DE CONTAS TRATA-SE DE UM EXPOENTE DO GÊNERO CONTINUANDO UMA CARREIRA JÁ CONSAGRADA E ACLAMADA POR PÚBLICO E CRÍTICA.
SAMSON,TRUST,STRATUS,GOGMAGOG,ELIXIR,DESPERADO,TRUE BRITS E PRAYING MANTIS ENTRE OUTROS,FORAM PROJETOS ONDE CLIVE ESTEVE ENVOLVIDO.
DIAGNOSTICADO COM ESCLEROSE MÚLTIPLA,FOI AOS POUCOS SE DESLIGANDO MAS LUTOU BRAVAMENTE CONTRA A DOENÇA E AJUDOU AOS OUTROS COM O MESMO INFORTÚNIO CRIANDO O “CLIVE AID” ONDE FAZIA SHOWS E ARRECADAVA DINHEIRO PARA AJUDAR NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM ESSE PROBLEMA!
SEU LEGADO,SUA HISTÓRIA DE VIDA,SUAS OBRAS TEM QUE SER SEMPRE LEMBRADAS E EXALTADAS POR QUALQUER MÚSICO E PRINCIPALMENTE OS BATERAS DE ROCK E LEMBRAR SEMPRE QUE SER UM ROQUEIRO NÃO É SER MAIS UM COMO NA LETRA DA INTRODUÇÃO DA PRÓPRIA MÚSICA DO IRON QUE DIZ .I´M NOTA A NUMBER.....! E CLIVE BURR NUNCA SERÁ MAIS UM...SERÁ SEMPRE O BATERISTA ORIGINAL DO IRON MAIDEN!
OBRIGADO CLIVE BURR! SUA CHAMA NUNCA SE APAGARÁ!

CLIVE BURR LINKS

https://www.youtube.com/results?search_query=clive+burr

IRON MAIDEN 1981 GERMAN TV CONCERT

https://www.youtube.com/watch?v=0DyOwe_ZRMM

IRON MAIDEN HAMMERSMITH 1982

https://www.youtube.com/watch?v=Lr2N6SluA64

O LENDÁRIO BOOTLEG "MAIDEN JAPAN"

https://www.youtube.com/watch?v=Ra-3GV3d4r4&t=221s

CLIVE BURR ON STAGE WITH MAIDEN LINE UP

https://www.youtube.com/watch?v=TSF8eYBpShc

PAUL DI ´ANNO PAYING TRIBUTE TO CLIVE BURR

https://www.youtube.com/watch?v=OtdgsBeNEKY

DENNIS STRATTON PRAYING MANTIS CONCERT

https://www.youtube.com/watch?v=CUJ3ljWY8II

CLIVE BURR´S ESCAPE

https://www.youtube.com/watch?v=bxADy_oW7M0

https://www.youtube.com/watch?v=P3JgneyF9gk

https://www.youtube.com/watch?v=1eTxuOz7nKI

DESPERADO

https://www.youtube.com/watch?v=TPs8VmrFONU

https://www.youtube.com/watch?v=pOaAM2bgrmw

TRUST

https://www.youtube.com/watch?v=aeKKrioYROU

SAMSON

https://www.youtube.com/watch?v=clVgnYfAQ2E

ELIXIR

https://www.youtube.com/watch?v=u8J6s1ZQ2JI

STRATUS

https://www.youtube.com/watch?v=i48q33n4CBI

TRUE BRITS

https://www.youtube.com/watch?v=XIOx2bKaJVA

GOGMAGOG

https://www.youtube.com/watch?v=XuAzi-PlaNw

SOLOING

https://www.youtube.com/watch?v=89Y2oygjJwE

FIRST LINE UP SHOTS!



                            "DENNIS STRATTON" OUT,",ADRIAN SMITH" IN.




                                                           
                                                            POOL METAL!!!




                                       IS THERE JANICK GERS PLAYING EDDIE?






BRUCE ERA!!!!









ON STAGE WITH MAIDEN CURRENT MEMBERS!!!


THANKS FOR EVERYTHING! CLIVE, YOU´LL LIVE THROUGH YOUR DRUMMING!


2 comentários:

  1. Demais Art, grande texto! Realmente, Alex bebeu na fonte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALEU GRANDE AMIGO E MESTRE MAZZEO!! ABRAÇÃO E 2018 SENSACIONAL PR VOCÊ!

      Excluir