HISTÓRIAS DO ARTHUR

ERA UMA TARDE NUM LONGINQUO FIM DE SEMANA DO INÍCIO DOS ANOS 70 ONDE EU COMEÇAVA COMO TODO O MENINO BRASILEIRO (E ACREDITO QUE EM BOA PARTE DO MUNDO) A ME LIGAR NAQUELE JOGO POPULAR CHAMADO “FUTEBOL”!!
COMO DIZIA DONA HELENA MINHA QUERIDA E SAUDOSA VOVÓ O NOME CORRETO EM PORTUGUÊS  É “LUDOPÉDIO”!!!
LUDO=JOGO+PÉDIO=RELATIVO À PÉ;MAS ENFIM,VOLTEMOS À REFERIDA TARDE NOS ANOS 70 ONDE MEU PADRASTO “GIOVANNI” UM NAPOLITANO COM “N” MAIÚSCULO E UM ORGULHO QUE SUPERA O PRÓPRIO ORGULHO DE SER ITALIANO,NOS LEVAVA PARA PASSEAR E APESAR DE TODO AQUELE *CONTEXTO POLÍTICO DA ÉPOCA ERA POSSÍVEL UMA SIMPLES FAMÍLIA PASSEAR DE CARRO PELAS TARDES AFORA EM SÃO PAULO!!!AS RUAS NÃO TINHAM PEDINTES NEM MALABARISTAS NO SEMÁFORO,PARA ESTACIONAR NÃO HAVIAM FLANELINHAS PARA TE AMEAÇAR CASO NÃO DESSE O “CAFEZINHO” E OS RESTAURANTES E COMÉRCIOS NÃO TINHAM ESSA “PAPAGAIADA”  DE “VALLET”  OU “ESTACIONAMENTO COM MANOBRISTA”!!!OU SEJA,TÁ DE CARRO VAI PAGAR PRA PARAR DE UMA FORMA OU DE OUTRA!!FIM DO MUNDO!!
POIS BEM,LÁ PELAS TANTAS NO MEIO DO PASSEIO SURGIU REPENTINAMENTE NA MINHA MENTE A “VIAGEM ASTRAL” DE COMO SERIA UM ESTÁDIO DE FUTEBOL E IMEDIATAMENTE MEU “PAI”  (QUE É ASSIM QUE EU O CHAMO ATÉ HOJE) MUDOU O CAMINHO DAQUELE OPALA CARAMELO METÁLICO EM DIREÇÃO ÀQUILO QUE SERIA MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA ‘IN LOCO” E QUE DEFINIRIA A MINHA PREFERÊNCIA FUTEBOLÍSTICA NESSA ENCARNAÇÃO(PARA OS QUE ACREDITAM)KK!!!
VINDO DE NAVIO DO PÓS-GUERRA E COM UMA GERAÇÃO DE EMIGRANTES E CHEIO DE ORGULHO POR TER AJUDADO A CONSTRUIR E MELHORAR O PAÍS DILUINDO UM POUCO AQUELA **COMBINÇÃO SUICIDA QUE TEMOS DE PORTUGUESES COM AFRICANOS OU SEJA:INDOLÊNCIA E MALANDRAGEM COM FESTA E BATUCADA,MEU PAI FEZ QUESTÃO DE ME LEVAR A UM ESTÁDIO DE UM DOS TIMES DE PREFERÊNCIA DA COLÔNIA ITALIANA!!!
COM BOM GOSTO PARA AS ARTES ORIUNDO DO VELHO CONTINENTE,ME LEVOU PARA CONHECER O “PALESTRA ITÁLIA” OU “PARQUE ANTÁRTICA” OU “JARDIM SUSPENSO” OU “CHIQUEIRO” PARA OS ADVERSÁRIOS!!!KKK
ÓBVIO QUE ESTAMOS FALANDO DA “SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS”!!
O FUNCIONÁRIO APLICADO E RESPONSÁVEL SE NEGOU A ABRIR O PORTÃO,PORÉM A FRASE PROFERIDA AMOLECEU O CORAÇÃO DAQUELE RAPAZ QUE SE EU PUDESSE AGRADECERIA HOJE PESSOALMENTE:
-POXA,VOCÊ VAI NEGAR A ESTA CRIANÇA A OPORTUNIDADE DE VER PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA UM ESTÁDIO DE FUTEBOL?
-ESTÁ BEM,MAS COMO NÃ HÁ NEM JOGO NEM TREINO,VOCÊS SÓ PODERÃO OLHAR DAQUI  DO PORTÃO,NÃO PODERÃO ENTRAR!!
NEM PRECISOU,QUANDO O PORTÃO DE FERRO FOI ABERTO(PORTÃO TIPO CELA DE CADEIA,ÚNICA COISA QUE FAZ ALUSÃO ÀQUELES TEMPOS DE AI-5), AQUELE UNIVERSO FANTASIOSO DE MENINO SE  MATERIALIZOU EM GRANDE ESTILO!!
UMA EDIFICAÇÃO CHARMOSA DESCORTINAVA UMA VARIEDADE DE TONS DE VERDE INCLUINDO ARQUIBANCADAS,O GRAMADO E O SÍMBOLO DO CLUBE CRAVADO NELE;ANEXO ÀS CHARMOSAS PISCINAS DO CLUBE E  AO MARAVILHOSO “JARDIM SUSPENSO”  ME ARREBATARAM!!!
LÓGICO QUE EU ENQUANTO CRIANÇA ABSORVI TUDO AQUILO SEM SABER DESSAS DEFINIÇÕES,MAS AS VIVENCIANDO,CAÍ DE AMORES PELA COR VERDE E QUANDO NA ÉPOCA SOUBE DOS # “ARTISTAS” QUE DEFENDIAM E REPRESENTAVAM TUDO AQUILO QUE EU EXPERIMENTEI,ME TRANSFORMEI NUM PALMEIRENSE CHEIO DE ORGULHO E (NA ÉPOCA)CHEIO DE RAZÃO E TÍTULOS!
SE PUDÉSSEMOS COLOCAR UM FUNDO MUSICAL PARA ESSA CENA ESCOLHERIA***(ADAPTADO OBVIAMENTE COM A PALAVRA VERDE NO LUGAR DE AZUL) AQUELA MUSICA DO FLÁVIO VENTURINI/TERÇO/14BIS “TODO AZUL DO MAR”!!
FIQUEI  LITERALMENTE LOUCO POR AQUELE UNIVERSO E NAQUELE ANO MESMO PRESENCIEI MINHA PRIMEIRA COPA DO MUNDO:A DA ALEMANHA!!!
O GOLEIRO DA SELEÇÃO ERA SIMPLESMENTE “ÉMERSON LEÃO” E NAQUELE ANO;BEM..., NAQUELE ANO DE 74 O PALMEIRAS FOI “MUITO”CAMPEÃO E A HISTÓRIA DIZ COMO FUI FELIZ NAQUELA ÉPOCA E PORQUÊ NÃO ME ESQUECI DE CADA DETALHE VIVIDO!!
ANOS DEPOIS JÁ ADOLESCENTE, TIVE A OPORTUNIDA DE ADENTRAR AO GRAMADO DO “PALESTRA”  POUCO ANTES DE UMA PARTIDA!!
ESSA OPORTUNIDADE ME FOI DADA GRAÇAS AO MEU PAI NATURAL “CLAUDIO RODRIGUES” QUE SE TORNARA ÁRBITRO DE FUTEBOL DA ****ANAF  E ASPIRANTE À FIFA !!!
O JOGO NÃO ERA DO PALMEIRAS,ERA DA *****PORTUGUESA E VALIA O CORRESPONDENTE AO QUE HOJE SERIA À SÉRIE B,NA ÉPOCA TAÇA DE PRATA,MAS NÃO IMPORTAVA!!!ADENTRAR NO GRAMADO DO PALESTRA ITÁLIA,COM TODA AQUELA HISTÓRIA,TODOS OS HERÓIS QUE TREINARAM, TRABALHARAM E FIZERAM SUAS VIDAS,HISTÓRIAS DE ALEGRIAS E TRISTEZAS DE MUITA GENTE ;ME FEZ SENTIR O GOSTO E O PESO DO QUE É DEFENDER TUDO AQUILO!!
A SENSAÇÃO DE SUBIR DO VESTIÁRIO E ENTRAR NO CAMPO DO PALMEIRAS,AINDA MAIS CONHECENDO O HINO DO SEU TIME DO CORAÇÃO QUE COMEÇA JUSTAMENTE COM AS PALAVRAS:QUANDO SURGE O ALVI-VERDE IMPONENTE,NO GRAMADO EM QUE A LUTA O AGUARDA.......É INDESCRITÍVEL!!!!
CONCLUINDO,CRIANÇAS QUE TIVERAM HISTÓRIA SEMELHANTE,SE APAIXONARAM POR UM TIME DE FORMA LÚDICA DESPRENDIDA E DESPREVENIDA,QUE PUDERAM EXPERIMENTAR ESSA MAGIA DE ENTRAR NO CAMPO DE BATALHA SAGRADO DE SUA ESQUADRA,CERTAMENTE ENCARAM OS ATLETAS QUE DEFENDEM SUAS “CORES” E UM POUCO DAS SUAS HISTÓRIAS DE VIDA COM MUITO RESPEITO E ORGULHO!!!
QUANDO TEMOS A OPORTUNIDADE DE NOS APAIXONARMOS DE FORMA DESPRENDIDA E DESPREVENIDA COMO ESCREVI ACIMA,EXPERIMENTAMOS O LADO MAIS SUBLIME DO SER HUMANO QUE É O AMOR !!!ILUSTRADO COM MAESTRIA POR FLÁVIO VENTURINI !!!
É A ******ORAÇÃO DE SÃO FRANSISCO DE ASSIS PRATICADA E CREIO QUE NESSE SENTIDO,CRIANÇAS QUE TIVERAM ESSA SORTE QUE EU TIVE,SÃO MAIS DEDICADAS E COMPROMETIDAS COM AQUILO QUE REALMENTE AMAM!!
DAÍ EU ESCREVER ESSAS LINHAS PARA PODER EXPRESSAR O QUANTO AMO E TENHO ORGULHO DE SER PALMEIRENSE!!!E QUANTA  VONTADE  EU TENHO DE QUE O ESPORTE VOLTASSE A SER AMADOR NO SENTIDO DE SE AMAR O QUE FAZ!!OS ATLETAS SÓ DEFENDERIAM SUAS REAIS CORES,SEU TIME DO CORAÇÃO,NÃO EXISTIRIAM TORCEDORES PROFISSIONAIS(PAUS MANDADOS DE DIRIGENTES);IMPRENSA PROFISSSIONAL(JORNALISTAS PAGOS PRA QUEIMAR UM ATLETA E ELOGIAR OUTRO);ARBITRAGEM COMPRADA,ENFIM,TUDO O QUE ENVOLVESSE O ESPORTE FOSSE FEITO POR PESSOAS QUE AMAM O QUE FAZEM E QUE NÃO TIRAM SEU SUSTENTO NEM DINHEIRO DISSO!!AÍ PODERÍAMOS DIZER QUE ESPORTE É CULTURA E QUE O IMPORTANTE É COMPETIR!!!
CONTUDO,PRA MIM O IMPORTANTE MESMO É AMAR,SÓ ASSIM NOS SENTIMOS PLENOS!!AMANDO EXPERIMENTAMOS TODAS AS SENSAÇÕES POSSÍVEIS E EM TODAS AS GRADUAÇÕES!!!É COMO DIZEM:QUEM NUNCA AMOU NUNCA VIVEU!!!
                                                                 “AVANTI PALESTRA”

*DITADURA MILITAR---DICA DE FILME “O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS” !!ILUSTRA A ÉPOCA NO BAIRRO DO BOM RETIRO EM SÃO PAULO,JUSTAMENTE ONDE PASSEI AQUELES ANOS REFERIDOS  E ERA REDUTO DE EMIGRANTES ITALIANOS,  GREGOS E JUDEUS!!   http://www.youtube.com/watch?v=lRWjv5fj8Dg
**ISSO É UMA OPINIÃO MINHA PESSOAL!! COMO TENHO SANGUE PORTUGUÊS SEI DA IMPORTÂNCIA E DO VALOR DOS PORTUGUESES,ADORO BATUQUE POIS SOU BATERISTA PROFISSIONAL E ADORO RÍTIMO,PRINCIPALMENTE OS AFRICANOS E ESTOU LONGE DESSE CÂNCER DA HUMANIDADE QUE É O PRECONCEITO!!!PORÉM A CRÍTICA É CONTRA O QUE NOS TORNAMOS!!UM BANDO DE BUNDA-MOLES QUE NÃO LUTAM POR UM PAÍS DIGNO DE SE MORAR!!!HERDAMOS AS CARACTERÍSTICAS QUE COMBINADAS SÃO UM DESASTRE PARA A ORDEM E O PROGRESSO NESSE PAÍS!!!SE TUDO ESTÁ RUIM,VAMOS BEBER E BATUCAR,FAZER FESTA E FAZER PIADA!!RIR DA PRÓPRIA DESGRAÇA E SÓ LAMENTAR,NÃO FAZER NADA!!!AH,SE PUDER TIRAR UM PROVEITO DE QUALQUER TRAGÉDIA,TÁ NO LUCRO E AINDA VAMOS VALORIZAR O FEITO COMO SE FOSSE UM ATO DE GRANDE ESPERTEZA!!!ERRADO,É MALANDREGEM PURA QUE NOS BOTA NA FILA DO SUS PRA MORRER DA DOENÇA,DA ESPERA,OU DA DECEPÇÃO DE NÃO PODER CONTAR COM QUEM FALA SUA PRÓPRIA LÍNGUA!!!
***  FLÁVIO VENTURINI É UM  MUSICO E COMPOSITOR !!!AQUI VAI UMA MANEIRA DE ENXERGAR AS COISAS!!!COMO FLÁVIO É MINEIRO, ELE ESTÁ MUITO ACOSTUMADO COM  MONTANHA!!!AS MONTANHAS(EM GERAL) SÃO VERDES,LOGO PARA O MINEIRO O MAR SEMPRE SERÁ AZUL,MAS,PARA UM PALMEIRENSE APAIXONADO,E NASCIDO EM SANTOS ,PORTANTO ACOSTUMADO COM O MAR COMO EU RESPONDO MINEIRAMENTE QUE É VERDE MAS PODEMOS ADIMITIR QUE SEJA AZUL DE VEZ EM QUANDO!!!KKKK 
****   ANAF=   http://www.anaf.com.br/        FIFA=http://pt.fifa.com/
*****(TIME DE CORAÇÃO DA MINHA MÃE VIRGÍNIA E A QUAL AGRADEÇO PELA FOTO CEDIDA!!!KKK)
******ORAÇÃO DE SÃO FRANSISCO:FAZEI COM QUE EU PROCURE MAIS AMAR QUE SER AMADO
COMPREENDER QUE SER COMPREENDIDO,PERDOAR QUE SER PERDOADO,É MORRENDO QUE SE VIVE A VIDA ETERNA!AMÉM!
PS: NUNCA FUI SÓCIO DO CLUBE POIS NUNCA TIVEMOS OU TIVE GRANA PARA TAL E DEPOIS  COM QUATORZE  ANOS FUI MORAR NA MINHA CIDADE NATAL:SANTOS TERRA DE UM DOS MAIORES TIMES DE FUTEBOL DO PLANETA (JUNTO COM O PALMEIRAS  É CLARO)!!





{ESCALAÇÃO DA “ACADEMIA” EM 1974:}
Leão
Eurico(JairGonçalves), Luís Pereira, Alfredo e Zeca
Dudu e Ademir
Edú, Leivinha, Ronaldo e Nei.
TEC: Oswaldo Brandão
TÍTULOS DA ÉPOCA:
                                                Campeonato Brasileiro – 1972, 1973
                                             Campeonato Paulista –  1972 (invicto), 1974
                                                 Taça dos Invictos –  1973, 1974,
                                             Fita Azul (excursões ao exterior) –1972
#MATÉRIA DA COPA DO MUNDO DA ALEMANHA OCIDNTAL E ESCALAÇÃO DA SELEÇÃO DE 1974 COM JOGADORES DO PALMEIRAS!!

COPA DE 1974
Leão (Palmeiras).
Waldir Perez(São Paulo).
Renato(Flamengo).
Zé Maria (Corinthians).
Nelinho (Cruzeiro).
Luis Pereira(Palmeiras).
Marinho Perez(Santos).
Marinho Chagas (Botafogo).
Wilson Piazza (Cruzeiro).
Alfredo Mostarda(Palmeiras).
Marco Antonio (Fluminense).
Paulo Cesar Carpegiane (Internacional).
Rivelino (Corinthians).
Paulo Cesar Lima (Flamengo).
Dirceu (Botafogo).
Waldomiro (Internacional).
Jairzinho (Botafogo).
Ademir da Guia (Palmeiras).
Leivinha (Palmeiras).
Cesar (Palmeiras).
Mirandinha (São Paulo)
Edu (Santos).
TECNICO:Zagalo



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



                                                                      DIA DAS VÓS!
NUM DIA 13 DE MAIO,ENSOLARADO E LINDO COMO MUITOS 13 DE MAIOS QUE QUEM LER ISTO PODE PERCEBER,UMA FROTA DE SAUDADE INVADIU OS MARES DO MEU CORAÇÃO E DIZIMOU O QUE QUASE DEZ ANOS DEPOIS AINDA NÃO CONSEGUI MENSURAR! O TERRITÓRIO FICOU A MERCÊ DO GRANDE GENERAL QUE RAPIDAMENTE INSTALOU SUAS TROPAS E MANTÉM SUA HEGEMONIA ABSOLUTA IMPONDO AO MEU CORAÇÃO O REGIME DE NOSTALGIA QUE DE TEMPOS EM TEMPOS DÓI MAIS DO QUE QUALQUER EMBATE E NÃO DEIXA ESPAÇO PARA MOTINS E REBELIÕES! MINHA AVÓ HELENA,A ÚLTIMA VIVA DAS 3 QUE TIVE(LEONOR,ANNUNCIATTA E HELENA),NOS DEIXAVA DEFINITIVAMENTE COM SUA PRESENÇA NA ALMA! QUANDO SE ESPERA POR UM ATAQUE VINDO PELO MAR,SE ESTABELECEM FORTES,CANHÕES E ARMAMENTOS PESADOS ESPERANDO O DIA D! MAS APRENDI QUE PARA O DIA "D" NUNCA SE ESTÁ PREPARADO!
PARA O DIA D ESTÁ RESERVADO APENAS O MOMENTO DA SURPRESA E CONSTATAÇÃO DE QUE SOMOS VULNERÁVEIS E NÃO TEMOS CONTROLE SOBRE NADA DE REALMENTE DEFINITIVO NA NOSSA VIDA! APENAS COMO UM CAPRICHO DO DESTINO NOS É DADO O DIREITO DE PENSAR QUE SOMOS CAPAZES DE CONTROLAR AS COISAS,OS ACONTECIMENTOS E O FUTURO! ILUSÃO NADA DOCE! A VIDA É IMPROVISO PURO! AS VEZES COM UM TEMA PRA DESENVOLVER,AS VEZES SEM SABER AONDE COMEÇOU E AONDE VAI TERMINAR!
DONA LEONOR UMA PEQUENA LINDA GUERREIRA DE OLHOS CLAROS,VOZ DOCE,SORRISO ABERTO,SEMPRE NOS ENCONTRAVA COM SEUS OLHOS MAREJADOS PELAS POUCAS CHANCES DE ESTAR COM OS NETOS,E NOS RECEBIA COM SEU CHAZINHO DE MAÇÃ E BOLO DE FUBÁ COM CANELA QUE NO FRIO DE CURITIBA ERA UM ANTÍDOTO PARA OS DESACOSTUMADOS,MAS NÃO ERA O NOSSO CASO POIS O FRIO PASSAVA LONGE DAQUELE CALOR DE CORAÇÃO DE VÓ QUE AQUECIA A TODOS QUE CHEGASSEM PERTO DAQUELA SENHORA DE HISTÓRIA SOFRIDA,DE UM TIPO DE MULHER QUE NÃO EXISTE E NEM EXISTIRÁ MAIS! COM ELA A SENSAÇÃO DE CARINHO E DE TERNURA,O GOSTAR PURO E SINGELO FOI INSTAURADO NO MEU VOCABULÁRIO! NO AFÃ DE ABRAÇAR A TODOS COM SUAS ASAS E MIMOS,FICOU NA MESA DE OPERAÇÃO TENTANDO TURBINAR O CORAÇÃOZINHO JÁ FRACO DE TANTO LUTAR NESSE MUNDO!
ANNUNCIATTA,DONA NÚNZIA,NONNA,A MINHA VÓ ADQUIRIDA! UMA RUIVINHA BAIXINHA,SARDENTA,ITALIANA,ERA O PRÓPRIO SÍMBOLO DA MÃE QUE MATA O LEÃO NA UNHA PRA PROTEGER SUA PROLE! ERA UMA MULHER SEMPRE PRONTA PRA SAIR NA PORRADA SE FOSSE O CASO,MESMO SENDO PEQUENINA,TINHA UM OLHAR FURIOSO E UMA CONFIANÇA QUE PASSAVA A TRANQUILIDADE DE QUEM JOGA NO TIME MAIS FORTE E O CAPITÃO NÃO VAI DEIXAR NINGUÉM TE IMPORTUNAR! DELA VEIO A DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE,DE CUIDAR,DA OBRIGAÇÃO DE SER O QUE VOCÊ É E DE FAZER O QUE É SEU PAPEL DE FATO,SEM PESTANEJAR,SIMPLESMENTE PORQUE É INSTINTIVO E AUTOMÁTICO! O SEU LUGAR EM TODAS AS COISAS! EXPLICO: CERTA VEZ ESPERANDO O ELEVADOR,MEU IRMÃO CHORANDO E NO COLO DA NONNA,NA ÂNSIA DE FAZER PIETRO PARAR DE CHORAR COMEÇOU A SUBIR A ESCADA DO PRÉDIO,COM A CHEGADA DO ELEVADOR,VIROU-SE PARA DESCER,MAS TROPEÇOU E DESPENCOU COM O MENINO NO COLO! CAINDO DE FRENTE E PARA BAIXO,NATURALMENTE MEU IRMÃO SERIA O PRIMEIRO A BATER NOS DEGRAUS MAS ELA NUMA FRAÇÃO DE SEGUNDO,COM A AGILIDADE QUE NÃO TINHA HÁ MUITO,SE VIROU,RODOPIOU E CAIU DE CABEÇA PRA PROTEGER A CRIANÇA! EU VI, DE MUITO PERTO E SENTI ENTÃO O QUE É PROTEGER POR INSTINTO E ISSO É UMA PROVA DE AMOR SUPREMO!
POR FIM A DA.HELENA QUE ERA E SEMPRE FOI A MAIS PRÓXIMA !
E COMO MAIS PRÓXIMA PUDE ADICIONAR VÁRIAS DEFINIÇÕES NO MEU VOCABULÁRIO E A ELA É ATRIBUÍDA MUITA COISA DO QUE SOU HOJE DE BOM E DE RUIM E AGRADEÇO TODOS OS DIAS POR TER CONVIVIDO COM UMA PESSOA TÃO INTELIGENTE,INCOMUM,FORA DA CURVA E IRREVERENTE! A ELA CABE UM TEXTO EM SEPARADO QUE CITAREI QUANDO ESTE CHEGAR A MIM!
O QUE QUERO DEIXAR AQUI NESTE DIA ENSOLARADO DE 13 DE MAIO DE 2017 É A SENSAÇÃO DE QUE COM A SUA PARTIDA,MINHAS 3 REFERÊNCIAS DE AMOR PURO FICARAM ENCANTADAS PRA SEMPRE NUMA FÁBULA QUE GUARDO HÁ SETE CHAVES NO MEU CORAÇÃO!
SEMPRE QUE ME ENCONTRO SOZINHO E ESVAZIADO DE TAREFAS,SINTO UMA BRISA QUE ACARICIA MEU ROSTO E ENTÃO VEM O ODOR DE NOSTALGIA,A NÁUSEA DA SAUDADE E A VONTADE,AINDA QUE INÓCUA DE EXPULSAR O GENERAL E TODA A SUA FROTA DA BAÍA DO MEU CORAÇÃO PRA ME LIVRAR DESSA SENSAÇÃO DE QUERER ESTAR MAIS UMA VEZ COM ESSES SERES TÃO CAROS,GENEROSOS E PERDIDOS NO PASSADO,E SABOREAR MAIS UMA VEZ O DOCE SABOR DA PALAVRA AMOR!
FELIZ DIA DAS MÃES,VÓS,MULHERES!

PARA VÓ NONÔ,NONNA E DA.HELENA!
MINHA VÓ HELENA SEMPRE QUIS VIAJAR COMIGO PARA O EXTERIOR!
NUNCA TIVEMOS ESSA OPORTUNIDADE!
FOI A QUE MAIS ME INCENTIVOU NA CARREIRA DE MÚSICO!
E FOI ELA QUEM ME DEU A MINHA PRIMEIRA BATERIA!
NUNCA PODE VER O NETO FAZENDO "SUCESSO" OU UMA TOUR INTERNACIONAL!
SE ESTIVESSE VIVA,COM CERTEZA ESTARIA COM A BANDA NA EMPREITADA!
E NÃO COMO UM ESTORVO E SIM CONVIDADA POIS ERA MUITO BEM VINDA,
E MUITO ROCK´N ROLL,POR ISSO TODOS A QUERIAM NOS SHOWS!
NA MINHA PRIMEIRA TOUR INTERNACIONAL,FIZ ESTA CAMISA
PARA HOMENAGEÁ-LA,E A ÚLTIMA DATA DA TOUR...
CAIU JUSTAMENTE EM 13 DE MAIO,DIA DO SEU FALECIMENTO!

QUE EXISTA ALGUM SENTIDO E QUE TODO ESSE AMOR NÃO SE DESPERDICE 
NO ETÉREO,E QUE POSSAMOS UM DIA,DERROTAR O GENERAL E SEU MALDITO
EXÉRCITO DA SAUDADE!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

66,6 o número da besta e o porque da mídia odiar tanto o PALMEIRAS!

2017 foi um ano em que o Palmeiras não conquistou nenhum título.
Até aí apenas uma constatação de uma coisa normal num ambiente de competição onde se está sujeito a ganhar ou perder.Mas o que o palmeirense tem que enxergar é que a mídia é sistematicamente uma manipuladora de situações e formadora de opinião contra o Palmeiras desde sempre.
Num país onde o clima de FLA-FLU político ganhou contornos extremos e agressivos,onde ter poder econômico se tornou sinônimo de falcatrua e enriquecimento ilícito;os anti-palmeirenses imersos na mídia nacional aproveitaram para atribuir ao Palmeiras o papel de “vilão da história” futebolística só pelo fato de "estar" momentaneamente com as finanças regularizadas.Vilão como o poderoso,bem preparado e lutador cruel e sem coração de filmes como Rocky e Karate Kid contra o pobrezinho,fraquinho mas de coração bom,do superpoderoso guitarrista com pacto com o demônio de “A encruzilhada”contra o purinho e sua guitarrinha fraquinha.
O que criam há décadas e com sucesso é um clima de inimigo nacional desde os tempos da arrancada heróica 1942 durante a segunda guerra mundial,desmerecendo todos os feitos da equipe que ainda assim enaltece o país como no hino:
Por nosso alviverde inteiro,Que sabe ser brasileiro,Ostentando a sua fibra!
A gota d´água derramou o copo e os próprios torcedores do Palmeiras,pessoas bem sucedidas e capazes,cansadas desse tipo de tratamento além dos constantes prejuízos causados por décadas dos sopradores de apito,aliás,vejam o quão tendenciosos são os ex árbitros e analistas de TV com relação a lances envolvendo os palmeirenses;resolveram por a mão na massa,ou melhor,o seu próprio dinheiro e expertise pra reverter esse tipo de situação! E funcionou!
Como são pessoas bem sucedidas,injetaram seus próprios recursos como Paulo Nobre e José Roberto Lamacchia,Leila Pereira e com austeridade e competência administrativa junto a um plano arrojado de reconstrução,fizeram renascer o alviverde imponente para desespero da grande maioria da imprensa que vem sistematicamente tentando transformar o GIGANTE PALMEIRAS numa coisa que só cabe na cabeça minúscula de pessoas invejosas e com alma pequena como a desses pseudo profissionais altamente parciais e demagogos.
Mas,não conseguiram,e nem conseguirão pois o que é justo e de direito cedo ou tarde prevalece!
Voltando a 2017,tentaram colocar na cabeça do palmeirense que foi um ano perdido,decepcionante porque não se conquistou nenhum título frente aos investimentos feitos!
Cabe aqui deixar claro que investimentos(vide significado da palavra) são injeção de recursos ou esforços realizados para dar frutos num futuro,que pode ser a curto,médio e longo prazos.Em se tratando de esporte,jogo,onde fatores de momento e ainda por cima um esporte coletivo,com arbitragem e regras interpretativas, não há controle dos resultados,a não ser nas decisões tendenciosas de árbitros que sempre se mostram prejudicando o Palmeiras.
Escrito isso,devemos afirmar que o senhor "Alexandre Mattos" é um excelente dirigente pois fez e faz contratações além de pontuais para ajustar a equipe imediatamente,também fez investimentos em jogadores jovens que integrarão a equipe já num sistema efetivado e com experiência num futuro onde com planejamento e foco a equipe elegerá um sistema de jogo característico,onde as peças serão repostas com qualidade numa engrenagem já constituída!Investimento inclusive nas categorias de base já colhendo resultados positivos agora! Isso é visão estratégica para um ciclo virtuoso como vemos em várias equipes fora desse país. o Brasil ainda se presta a métodos bastante tacanhos com relação a administração de qualquer tipo de coisa e por isso estamos no buraco que nos encontramos.
Sendo assim,diante de uma adversidade e mudança de rota com a saída do técnico vitorioso de 2016 “CUCA” alheio a vontade do clube,o Palmeiras foi obrigado a procurar outro técnico para seguir o planejamento de 2017 e como o técnico vitorioso era único em seu jeito de montar a equipe,foi necessário um novo olhar e consequentemente uma nova diretriz para o estilo de jogo do time!
Foi colhido dentro do mercado um jovem técnico promissor e com uma filosofia de jogo muito interessante que combina com o estilo e história do Palmeiras! Eduardo Batista foi contratado!
Com ele,o elenco que foi reforçado com grandes nomes,inclusive com campeões da libertadores anterior,as expectativas para um ano vitorioso se mostravam positivas!
Vejam que nada é certo nessa vida a não ser a morte e em se tratando de jogo,não há garantia nenhuma de vitória num esporte coletivo com torneios longos e simultâneos e de características diferentes e decisões quase que simultâneas!Um jornalista profissional e isento tem que ter isto como base pra qualquer análise!
Porém,a mídia estrategicamente enfiou na cabeça do torcedor palmeirense que o Palmeiras ganharia tudo no ano e que era uma obrigação que isso acontecesse.Eo torcedor que ora fora tão esculhambado por rivais,tão roubado por árbitros torneios afora,e em uma era de internet onde o único motivo e ao meu ver descabido de diminuir o clube era e ainda é dizer que o time não possui um título mundial,caiu mais uma vez na armadilha!
Estava criada a panela de pressão Palmeiras 2017!
Sendo assim,sabemos que o Campeonato Paulista é um torneio de início de ano,que serve portanto apenas para o ajuste do time,uma pré temporada,um torneio menor que outrora já fora de valor mas que hoje é sim apenas um torneio de preparação para a temporada.A mídia impôs que o Campeonato Paulista era uma obrigação para o time e quando este foi eliminado do torneio,estava feita a cova de Eduardo Batista para uma então crise no clube e o virtual enfraquecimento da equipe para os outros torneios inclusive o maior de todos,a Libertadores de América!Tudo o que a mídia anti PALMEIRAS desejava!
Como esse torneio sulamericano já havia começado então o foco foi pressionar até sufocar o treinador e desestabilizar o clube!Isso aconteceu e o golpe final foi uma provocação infantil de um tendencioso jornalista torcedor de um time rival que insinuava que o treinador era "pau mandado político",que fez o treinador se descontrolar em uma coletiva após uma vitória heróica do time frente ao Peñarol no Uruguai!
Pois bem,só para acrescer dados,o Palmeiras não vencia o Santos na Vila Belmiro desde 2013 e com Eduardo Batista o time venceu!Havia 43 anos que o Palmeiras não vencia o Peñarol no Uruguai e o time venceu heroicamente com agressões à torcida e jogadores e o clube punido por isso e a mídia quietinha,não fez nada para defender ou dar holofotes ao absurdo que foi cometido com o Palmeiras,seus torcedores e comissão técnica naquele episódio!!
















O Eduardo Batista então não resistiu à pressão e foi demitido com os impressionantes 66,6% de aproveitamento,um excelente índice mas ignorado pela mídia que cruelmente seguindo seu plano sórdido clamava pela volta de CUCA para seguir com seu plano de destruição do mito PALMEIRAS!

Não se acerta uma equipe ou se muda um esquema de jogo da noite pro dia,e o Palmeiras mal havia se acostumado com as mudanças feitas por Eduardo e retornava Cuca com outro sistema de jogo,mas com um time totalmente diferente,estava na cara que o time demoraria a se acertar e certamente outras eliminações aconteceriam por conta disso,justamente o que a mídia queria.A estratégia funcionava e não abordado esse aspecto pela mídia inclusive com inversão dos fatos dizendo que o time era o mesmo de 2016 sendo que os pontos cruciais e a espinha dorsal e cérebro do time estavam totalmente diferentes,bateram forte em críticas à diretoria,comando técnico e elenco,senão vejamos:
1-)Defesa: Vitor Hugo e Mina mudaram para ...Edu Dracena e (Juninho/Luan).Neste caso,a mídia tendenciosa se esquecia sempre de analisar que a dupla de zaga havia mudado em 100% pois,Vitor Hugo vendido e Mina machucado não jogaram a temporada!
2-)Meio de Campo: O cérebro do time e principal responsável pela inteligência e organização do time era Moisés,que covardemente e coincidentemente e maldosamente(um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar)fora retirado da temporada por uma entrada maldosa e reincidente de um sujeito que nem vou citar aqui .Com isso a dupla Tchê Tchê e Moisés que era o cérebro do time não existiu.
O futebol de Tchê Tchê tinha que se entrosar com outro meia que seria: Guerra(extrangeiro em adaptação) ou Felipe Mello(midiático e sem clima com o treinador).Sendo assim,o cérebro do time já não funcionava.
3-)Ataque:Sai Gabriel Jesus,simplesmente o centroavante da seleção brasileira e uma das atrações máximas do futebol mundial e vem Miguel Borja,artilheiro da libertadores,mas estrangeiro e com necessidade de adaptação e já enfrentando mudança de técnico e de esquemas de jogo.Claro que não iria ajustar de primeira.

AGORA O PRINCIPAL QUE NINGUÉM ENXERGA:
Se o campeonato Paulista não tem importância e é um torneio preparatório,vejamos os fatos:

A-)Copa do Brasil: O PALMEIRAS foi eliminado sem preder com dois empates pelo Campeão do torneio,o CRUZEIRO!A mídia iria colocar dessa forma pra qualquer time,menos para o PALMEIRAS!
B-)LIBERTADORES DA AMÉRICA: A equipe foi eliminada nos pênaltis com o Goleiro Jailson contundido com uma contusão rara,mas foi nos PÊNALTIS!!!.A mídia iria aliviar pra qualquer time,menos pro PALMEIRAS
C-)Campeonato Brasileiro 2017 : Foi Vice Campeão com o melhor ataque disparado,e ao meu ver com a equipe campeã claramente beneficiada pela arbitragem em vários jogos inclusive nos confrontos diretos e em porcentagem erros pro/contra muito maiores "pro" essa equipe.Uma tradição que já vemos há um bom tempo mas a mídia logicamente e por isso que coloquei anteriormente demagogicamente se esquece de pontuar.Vejam como a mídia trata o melhor ataque do campeonato de 2017 ! PALMEIRAS! Como querem melhorar o futebol nesse país?Como querem melhorar o país como um todo? Como querem que o país seja mais justo,mais transparente,mais honesto,menos corrupto? O Palmeiras é o único time superavitário no país,sendo que é o único que não usa dinheiro do governos pra nada e tem suas contas pagas. Não temos jornalismo imparcial no Brasil.Aliás,não temos nada imparcial nesse país!

Escrito isso começamos o ano de 2018 do mesmo jeito que 2017 mas as coisas estão tão descaradas que agora até alguns integrantes da mídia estão se rendendo a uma boa gestão,bom planejamento,boa visão estratégica,seriedade e honestidade e transparência em tudo,e coragem e arrojo para seguir em frente e manutenção e melhoras em todos os aspectos de uma gestão e identificando que não dá mais pr continuar com essa política de rebaixar o GIGANTE QUE JAMAIS SERÁ VENCIDO! Vejam nos links as comprovações de tudo o que escrevi e um título de como a imprensa lhida com o PALMEIRAS! O melhor PIOR melhor ataque do campeonato!
AVANTI PALESTRA!! ESSE ARTIGO É DEDICADO AOS PALMEIRENSES DE VERDADE,DE CORAÇÃO,E DE VIDA. CERTAMENTE EXISTEM TORCEDORES DE OCASIÃO QUE NÃO ENTENDERÃO O PONTO DE VISTA DE UM TORCEDOR QUE DESDE 1977 FREQUENTA ESTÁDIOS E HÁ MEIO SÉCULO TEM O CORAÇÃO E O SANGUE VERDES!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
"MERLIN" ...Meu primeiro projeto como baterista e vocalista!

O ano era 1987 e eu estava fazendo o primeiro show de metal extremo da história
do Chile com as bandas: MASSACRE(CHILE) & RETROSATAN(ARGENTINA),VULCANO(BRASIL).
Então,fui convidado a passar uns dias em Viña del Mar,separado da banda.
Pra mim foi uma experiência reveladora e encorajadora porque me deixaram com
uma bateria numa casa enorme e de noite as pessoas se aglomeravam em volta 
da bateria pra me ver tocar e conversar sobre tudo!
O Chile vivia uma ditadura militar,Pinochet ainda reinava na força e no sangue num
país que eu na minha juventude,já via que estava aproveitando muito mais seus momentos de
luta e sofrimento do que nós brasileiros!
Enquanto eles se uniam e tentavam entender o que estava acontecendo e se organizando pra
uma nova fase pós ditadura sendo um país pequeno e produtor de cobre e vinhos,nós estávamos deitados em berço esplêndido ao som do mar e a luz do céu profundo.
A primeira pergunta que um adolescente de 15 anos me fez foi: Quantos livros você leu esse ano?
Ali,percebi que éramos o país do carnaval e que nosso lema era :Samba,suor e lágrimas.
Nesse contexto me pediram pra eu tocar algo que achasse relevante na bateria e que servira pra eu formatar meu estilo de bateria no metal extremo!
Não tive como fugir e toquei "Dance on a Volcano" do Genesis e consequentemente bateria do
Phil Collins. Sim,o Rock Progressivo era minha grande fonte pra tocar metal extremo.Uma enciclopédia de idéias pra arranjos,ritmos e viradas. Nessa hora eu me recordo que um jovem se levantou gritando "EU SABIA" comemorando como se fosse um gol e então percebi que os roqueiros Chilenos tinham um repertório e gosto musical muito mais amplos do que os brasileiros que eram mais radicais e fechados e isso explica em boa parte o clima de FLA/FLU que insiste em nos atrasar e causar tantos estragos em todos os setores da vida brasileira. Isso foi explicitado mais tarde no Álbum "Who are the True"(COGUMELO RECORDS/MG) do Vulcano...mas isso é outra conversa!
Eu fiquei tão empolgado com a perspectiva de ter uma carreira internacional e com pessoas de mente aberta para o "bom" e não para o "tem que ser" que resolvi que eu deveria iniciar um projeto de músicas mais trabalhadas e com cunho instrumental mais sofisticado do que vinha sendo feito no Vulcano por questões óbvias de exigências de estilo.
Foi aí que retornando ao Brasil ,fui convidado por um amigo Mário Sérgio da Costa Simões(o Marinho) de São Vicente, a tocar bateria na banda dele com Valter Serra(Baixo),André(VOZ),Fernando Mancini(GUITARRAS) e Marinho(GUITARRAS).
Essa banda se chamava "HAMMER"! Fizemos algumas apresentações e durante os ensaios e shows eu me senti tão bem e eles me deram tanta confiança que resolvi começar o meu projeto de músicas próprias aproveitando o talento dessa moçada!
Inicialmente era pra aproveitarmos todo mundo mas como cada um vivia como podia,conseguimos aderência dos dois guitarristas e assim chamamos Marcelo "CHINA"Wong(GUITARRAS/BAIXO),um ótimo músico de São Vicente pra compor a banda no baixo e começamos a ensaiar.A intenção era de que Fernando cantasse as músicas pois tinha a melhor voz da turma,porém a timidez o fez abortar a missão! Durante os ensaios tentando fazê-lo cantar, eu de lá de trás da bateria o incentivava cantando junto e foi aí que todos perceberam que já havia ali um vocalista em potencial pra iniciar o projeto.
Como o projeto foi projetado por mim,as músicas e letras também,nada mais fidedigno do que minha voz estar assinando o trabalho. Foi assim que surgiu a banda e a ela demos o nome de "MERLIN" aproveitando então as influências do Rock Progressivo e do meu nome vindo da literatura "Brumas de Avalon".
Eu havia estudado e me formado em bateria no Conservatório Henrique Oswald,capitaneado pela experiente e abnegada "Meire Berti Gomeiro"e participara de seu coral onde aprendi que minha região de voz era alta,aguda e portanto cantava  junto com as mulheres. Isso me fez entender que minha voz apesar da minha estrutura física e altura indicarem uma voz grave,era ao contrário aguda e alta,fina.
Ok,sabia que minha voz era aguda,agora compor e arranjar músicas pra minha voz era outro desafio muito maior e completamente diferente do que cantar em coral. Nossa ingenuidade juvenil e inicial produziram músicas com harmonias ou arranjos de voz muito acima do natural e inicalmente produzi "miados miudos". Uma caricatura de algo que poderia ser promissor,mas que ainda era Caricatura! O ano era 1989 e produzimos nossa primeira demotape que continha 3 Músicas:
1-Midsummer Nights/2-Situations/3-Try  
Essa demo foi gravada no estúdio do AYRTHON BOKA,grande expoente da música,produção e publicidade de SANTOS/SP e foi uma espécie de produtor musical dos trabalhos todos do Merlin,fechando uma parceria importante pro desenvolvimento da identidade do som! Contamos também com a parceria do Amauri,um amigo nosso e tecladista da banda "Last Joker" banda de Hard Rock influente da cena santista.
Apesar de sermos muito verdes e de o material ter uma sinalização de ingenuidade vocal muito grande;para os padrões da época, a iniciativa gerou um prestígio grande na região da baixada santista muito pela ousadia e coragem e fomos a campo testar a banda em shows pra divulgar a demo.
Mais uma vez como estávamos todos em idade universitária,não conseguimos manter a formação por muito tempo,além do que realmente minha autocrítica com a voz me dizia que devia e precisava me aprimorar e talvez mudar um pouco o estilo da banda de Hard Rock inicial(mais fácil pra compor as primeiras músicas) para um Rock Progressivo onde conseguiria mais espaço pro instrumental e menos destaque pra voz dando assim tempo e espaço pro meu desenvolvimento.
Assim em 1990 remontamos o Merlin em forma de trio com dois músicos muito competentes e entrosados pois tocavam juntos há tempos. Marco de Castro Leite(baixo/backing vocals) José Mazzeo(Guitarras,violões),ambos de Santos, e Arthur Von Barbarian formaram o trio Merlin abrindo a década de 90 com uma demo tape produzida por Ayrthon Boka que realmente consolidou o nome da banda entre os grandes expoentes da cena do Rock santista. Uma das faixas da demotape ficou anos na programação da 95fm de Santos e está no inconsciente coletivo da geração que curtiu o início dos anos 90 na baixada santista tendo em vista que haviam pouquíssimas fms na região.
Com esta formação e o amadurecimento dos integrantes,os shows da banda ficaram cada vez mais concorridos principalmente por músicos,artistas e pessoas que curtiam o underground intelectual e artístico da região!
Nesta época, a esta altura tínhamos o respeito dos artistas e o carinho do público que não era grande mas era fiel e sempre se fazia presente nos shows.
Foi nessa época que Markito como chamávamos Marco de Castro Leite,o baixista foi convidado a entrar no "Last Joker",banda que ocupava o protagonismo da cena fazendo um Hard Rock de primeira com músicos excelentes.
Mazzeo que era parceiro de Markito se desestimulou e resolveu deixar o trio e me vi sozinho novamente pra remontar a banda.
Foi no final de 91 que consegui remontar o Merlin como trio tendo dois músicos espetaculares(sim,eu tive muita sorte com companheiros de banda). Rodrigo Alves(GUITARRAS/BACKINGS)de Santos, viria para as guitarras e contribuiria e muito nessa fase pois também compunha e Ronaldo Avilys(BAIXO/LEAD AND BACKING VOCALS)de Cubatão viria pra contribuir não só como baixista mas também para dividir os vocais e iniciar assim a terceira fase da banda.
Essa fase conseguiu misturar a influência Hard Rock e Progressiva,com o desenvolvimento vocal onde abriu um leque de opções maior pro trabalho de composição da banda. Então já em 92 a banda lança uma terceira demotape gravadas no mesmo estúdio do Boka com as músicas
1-You might need to love again/2-The Tower ,como power trio ainda.
O repertório dos shows incluía covers do Heart,Nazareth,Peter Frampton e até Jethro Tull;o que dava dimensão para o desenvolvimento e amadurecimento do trabalho e aspossibilidades da banda no geral.
As vozes estavam muito entrosadas e a banda começou a ser vista e respeitada por músicos de outros estilos.
Foi quando demos conta de que o trio estava tomando um rumo mais rebuscado é que surgiu o tecladista "Fernando Diniz",muito fã do som da banda,mais velho e com experiência em grupos musicais instrumentais de "jazz rock",com influências de Keith Emmerson,Rick Wakeman,Tony Banks e Jon Lord. Ele havia gostado muito do som e se oferecia para contribuir com a calda e a cereja pra esse bolo. Foi assim que o Merlin formatou sua derradeira formação como quarteto.
Tínhamos agora: Arthur Von Barbarian(DRUMS/PERCUSSION/LEAD AND BACKING VOCALS),Ronaldo Avilys(BASS GUITAR/LEAD AND BACKING VOCALS),Fernando Diniz(ALL KEYBOARDS AND MAGIC).
Essa formação atingiu o ápice de maturidade da banda misturando perfeitamente,como uma poção mágica que só os grandes alquímicos como o próprio Merlin da literatura e cultura druída poderia produzir.
Essa formação participou de um festival com mais de 40 bandas do estado de São Paulo inteiro.... o "MOVES FESTIVAL".
Esse festival deu um prêmio ao primeiro colocado um compacto em vinil(coisa raríssima pois já entrávamos com tudo na era digital),onde o Merlin foi aclamado como legítimo vencedor do festival.Detalhe que entre os critérios,um dos maiores e influentes era o público da banda pois tratava se de um festival comercial onde o público consumiria no pub "Moves" dando assim subsídio aos prêmios e vimos muitas excelentes bandas com públicos enormes e uniformizados com camisas das bandas. Realmente não levamos uma pessoa sequer às três eliminatórias que participamos e mesmo assim,nosso som foi aclamado por unanimidade entre jurados,bandas e público. 
Entre os jurados estava o grande Vitão Bonesso e músicos expoentes da cena paulistana e em quarto lugar ficou a banda "CHARLIE BROWN JR." que ainda cantava em inglês mas fazia um som competente na linha do "Pantera".
Isso dá a dimensão da grandiosidade do som que a banda produzia principalmente ao vivo,onde todo o entrosamento e qualidade dos músicos vinha a tona com improvisações em seus instrumentos,muito apreciada pelo público,bem como as vozes bem entrosadas e afinadas,coisa rara de se ver ao vivo na época.
O próximo passo seria fazer um álbum de estúdio em 1993 que seria provavelmente gravado no estúdio de gravação do próprio tecladista Fernando Diniz; onde gravamos o compacto de vinil,prêmio do festival contendo duas músicas:
LADO  A: NOTHING PUTS YOU DOWN
LADO  B: BROKEN HEART
Infelizmente,neste exato momento da história,Fernando com problemas de saúde teve que se afastar e a banda ficou parada por um bom tempo. Tempo suficiente para os outros integrantes da banda seguirem com suas vidas pois o Brasil como diz o ditado: Não é pra amadores. Rodrigo Alves montou seu hoje consagrado estúdio de gravação e seguiu uma brilhante carreira como instrumentista com vários trabalhos lançados. Ronaldo Avilys constituiu família,foi pai e seguiu no ramo farmacêutico sem nunca abandonar a música emprestando seu talento e voz a diversos projetos de inúmeros e renomados músicos brasileiros! Eu me formei em biologia marinha mas montei uma escola de música em Santos lecionando e ensinando jovens de espírito a tocar bateria e música por 25 anos onde em 2012 retomei minha contribuição ao VULCANO como baterista e voltando a cantar depois desse tempo todo montando um trabalho que pode ser considerado como uma sequência do trabalho iniciado pelo Merlin:O POWER DUO "ZEPPER´S"!Mas aí já é outra história!    














Numa manhã ensolarada em Poços de Caldas,um dia eu enquanto criança bem pequena, saí pra caminhar junto ao meu avô Octávio... Não lembro muito das imagens mas lembro bem das sensações e de todas elas a alegria é a que mais se destaca. Lembro de ter passado em alguns lugares,talvez numa banca de jornal e depois paramos numa pensão onde meu vô pôde ler o jornal enquanto eu fazia companhia pra ele admirando aquele personagem imponente e sentia um orgulho, um privilégio por poder estar ali com ele. Foi naquela manhã que provei um café e como não comia nada de derivados de leite,ele pediu pão com azeite e aquele cuidado, aquela generosidade discreta mas certeira que ele tinha,transformou aquela manhã em um dia perfeito. Foi como se de repente eu tivesse crescido e estivesse ali tomando um café com um amigo de mesma geração. Nunca mais pude reviver aquele dia perfeito nem aquela manhã mágica com meu avô e ainda tive que presenciar sua fase final numa "talvez" defensiva desconexão e incompreensão infantil pra me proteger da tristeza de vê lo sofrendo. Dessa época me lembro de estar na Delfim Moreira(sua casa),na sala do fundo onde ficava a cama e eu ficava ali quietinho, escutando a rádio eldorado e as notícias enquanto ele tentava ler o jornal e eu a espera de que Deus nos fizesse o favor de nos levar pra tomar café com pão com azeite. Hoje,meu dia SEMPRE começa com café e pão com azeite e não tem nada mais feliz e amimador do que começar o dia tentando manter um pouquinho que seja daquela sensação daquela manhã feliz, daquele dia perfeito, lembrando sempre do meu Vô Octávio. Este dia não volta mais,mas o significado dele nunca mais me deixará e sempre me trará forças pra seguir a jornada não importa o que aconteça. Te amo vô Octávio! Obrigado por todas as manhãs!