terça-feira, 3 de março de 2015

"RAYFORD GRIFFIN:DRUM SOLO KING"

QUANDO COMECEI A TOCAR BATERA,EU TINHA A IDEIA DE QUE TUDO O QUE EU
OUVIA DE UMA BATERIA NUMA GRAVAÇÃO (AO VIVO OU EM ESTÚDIO),ERA A PANCADA CHEIA OU SEJA,SEM AQUELA PANCADA PREPARATÓRIA OU ENGRENADA EM OUTRA PANCADA,SÓ QUE NA DINÂMICA,COM INTENSIDADE E VOLUMES DIFERENTES!
ISSO NA VERDADE RESULTA NAQUILO QUE OUVIMOS REALMENTE E PORTANTO,UM CONJUNTO DE PANCADAS DINÂMICAS E INTERCALADAS E QUE NEM SEMPRE SÃO PERCEBIDAS AOS OUVIDOS DOS MAIS DESAVISADOS(COMO EU NA MINHA ÉPOCA DE INICIANTE).
POIS BEM,VOLTANDO AO MEU INÍCIO DE ESTUDOS DE BATERA,UM DIA RECEBI DE UM AMIGO MEU,UMA FITA CASSETE/TAPE CONTENDO TRABALHOS DO JEAN LUC PONTY;E FOI QUANDO COMECEI A PRESTAR BEM ATENÇÃO NA BATERIA POIS NÃO HAVIA INSTRUMENTOS COM DISTORÇÃO E DAVA PRA PERCEBER BEM O TRABALHO DOS INSTRUMENTISTAS!MUITO BEM MIXADO!
AS INTRODUÇÕES DE BATERIA SEMPRE CHAMAVAM A ATENÇÃO COM LEVADAS BEM DETALHADAS E FOI AÍ QUE PERCEBI QUE O QUE EU ACHAVA QUE ERA A "SOBRA" DE SOM DA ESTEIRA,NA VERDADE ERA A "NOTA FANTASMA" TOCADA COM BRILHANTISMO E AS VEZES EM TOQUES DUPLOS ENTRE UM ACENTO E OUTRO! FOI AÍ QUE CORRI ATRÁS DA FICHA TÉCNICA E PERCEBI QUE OS BATERAS QUE TOCARAM COM JEAN LUC PONTY ERAM TODOS MUITO "FERAS".FIQUEI VIDRADO NO JEITO DE TOCAR DESSE ESTILO E O BATERA QUE EU ME IDENTIFIQUEI MAIS FOI O DE "RAYFORD GRIFFIN".
ALÉM DA "PEGADA" MAIS AGRESSIVA E PRECISA,EXISTIA OS ACENTOS E LEVADAS COM 2 BUMBOS QUE DAVA UM AR "DRAMÁTICO" ÀS INTERPRETAÇÕES!
O TRABALHO "LIVE AT MONTREAL JAZZ FESTIVAL 1982" TRAZ RAYFORD EM SEU MELHOR, ONDE SUA PERFORMANCE TANTO NAS MÚSICAS QUANTO EM SEU SOLO DE BATERIA SÃO ABSOLUTAMENTE CONTAGIANTES!
ESSE É UM TRABALHO ONDE TODOS OS MÚSICOS COMBINAM PERFEITAMENTE E VALORIZAM O TRABALHO DE TODOS INDIVIDUALMENTE!
AGORA,PASSADOS 33 ANOS DESSE TRABALHO JÁ SABEMOS QUE OS SOLOS DE BATERA DE RAYFORD GRIFFIN SÃO PRATICAMENTE SUA MARCA REGISTRADA E SUA PASSAGEM PELO BRASIL TROUXE A LENDA DE UM SOLO FEITO EM
MINHA CIDADE NATAL,SANTOS, ONDE ELE COLOCOU UM COPO DE VIDRO NO LUGAR DO PRATO E LEVOU O PÚBLICO AO DELÍRIO DEIXANDO A PLATÉIA EM PÉ PARA ASSISTIR AO SOLO!DEPOIS DE MUITOS ANOS ,AS PESSOAS AINDA
SE PERGUNTAM:VOCÊ ESTAVA NAQUELE SHOW DO JEAN LUC PONTY ONDE O BATERA FEZ O SOLO NO COPO DE VIDRO?
SEGUINDO A LINHA DO BATERA ANTERIOR NESSE BLOG,O BILLY COBHAM,RAYFORD TAMBÉM TOCA "ABERTO",OU SEJA,MÃO ESQUERDA NO CHIMBAU E CONDUÇÃO E MÃO DIREITA NA CAIXA,COM O KIT MONTADO PARA DESTRO!
SUA MANEIRA DE APLICAR OS PARADIDLES TANTO SIMPLES QUANTO DUPLOS,SEU DOUBLE STROKE ROLL,(OU PAPA/MAMA PRA NÓS MAIS ANTIGOS),SÃO EXECUTADOS COM UMA CLAREZA DIDÁTICA E SUA POSTURA AO TOCAR NA CAIXA TOQUES MARCIAIS COM OS BRAÇOS ABERTOS E ARMADOS PARA DAR FORÇA E VOLUME AO SOM SÃO ADMIRÁVEIS!
SEUS ROLOS INTERCALADOS COM TOQUES NO BUMBO DISTRIBUIDOS NOS TAMBORES TAMBÉM SÃO PLÁSTICOS DE VER E DÃO UM EFEITO SONORO ARROJADO!
E O ROLO DE 5 TOQUES ONDE USA-SE A COMBINAÇÃO DE TOQUES DUPLOS E SIMPLES ACENTUADOS E DISTRIBUÍDOS NOS TAMBORES
SÃO IMPRESSIONANTES E NA VELOCIDADE QUE SÃO APRESENTADOS SÃO MUITO DIFÍCEIS DE SEREM EXECUTADOS!
SEU BOM GOSTO AO ENTRAR NAS CÉLULAS RÍTMICAS DOS OUTROS INSTRUMENTOS SEM PERDER O CHÃO QUE A BATERA TEM QUE DAR À MÚSICA TAMBÉM SÃO DIGNOS DE NOTA E SUA AFINAÇÃO PARA ESSE TRABALHO ONDE O VIOLINO ELÉTRICO É A "PONTA",É BEM SECA E SEM HARMÔNICOS PRA DAR O ATAQUE E VOLTAR AO VOLUME SEM DEIXAR RASTROS E SUJEIRA PARA A HARMONIA!
ISSO TAMBÉM É UMA QUALIDADE QUE VEMOS EM INSTRUMENTISTAS QUE SÃO MÚSICOS MAIS COMPLETOS!
E ISSO É QUE É RAYFORD GRIFFIN! COMO NO PRÓPRIO SITE DIZ,ELE É BATERA,MÚSICO,COMPOSITOR,PRODUTOR MUSICAL,CANTOR!
REALMENTE SE VOCÊ NÃO É RADICAL NUM ESTILO DE SOM E QUER VER COMO UMA BOA BATERIA DEVE SER TOCADA A SERVIÇO DA MÚSICA
E COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO EM SOLOS BEM INSTIGANTES,ESSE É UM BATERA QUE SEM DÚVIDA VOCÊ VAI CURTIR!
DOS ANOS 90 PRA CÁ,ELE ESTÁ MAIS NA ONDA GROOVE/JAZZ/FUSION/FUNK SEM AQUELES ROMPANTES QUE O TORNARAM FAMOSO MAS COM A MESMA QUALIDADE E SERIEDADE DE UM CARA QUE PODE INFLUENCIAR TANTO UM JAZZISTA QUANTO UM METAL MANIAC!
DEIXO VOCÊS AGORA COM OS LINKS E FOTOS DE
                                       "RAYFORD GRIFFIN:DRUM SOLO KING"
                                    

                            TRABALHO COM O VIOLINISTA REFRIDO NO ARTIGO!
 
FOTO DESSE SHOW COM A "PEGADA ABERTA"
 
 
E O MARAVILHOSO KIT COM 2 BUMBOS!

 
 
AQUI O MOMNETO ALÔ ALÔ MALANDRAGEM!

                          

                                                               SHOW TIME!
                             

                               AQUI NO MOMENTO "SPIRITUAL DRUM GURU"




                                                        ACTION ,BABY!!




                                                         ADVERTISEMENT !


http://rayfordgriffin.com/

http://rayfordgriffin.com/biography/

https://www.youtube.com/watch?v=Z5GNdPqPHlQ

https://www.youtube.com/watch?v=bUue-jMSbMA

https://www.youtube.com/watch?v=TSLGrDJqaAI&list=PLD226F3C75B02127C

Mystical Adventures (1982)

https://www.youtube.com/watch?v=f_s7P11NHRk

Individual Choice (1983)

https://www.youtube.com/watch?v=dSKTdHBU7B4

Open Mind (1984)

https://www.youtube.com/watch?v=HJ8EL22pwvc&list=PL856BDDC10AE8A6D1

Fables (1985)

https://www.youtube.com/watch?v=x-scLnOXJnU

The Gift of Time (1987)https://www.youtube.com/watch?v=w_tZEkcjXxo

http://www.tamadrum.co.jp/artist/tama_interview.php?interview_id=22

http://www.drummerworld.com/drummers/Rayford_Griffin.html

https://www.youtube.com/watch?v=_m2QAP63Y6E

https://www.youtube.com/watch?v=f_s7P11NHRk

https://www.youtube.com/watch?v=hZm85q6zt6s

https://www.youtube.com/watch?v=zVT8baKkdto

https://www.youtube.com/results?search_query=jean+luc+ponty+Fables%2C+1985


ao vivo no BRASIL EM 1980

https://www.youtube.com/watch?v=KlSZae8lIC0

https://www.youtube.com/watch?v=C1SdPIMMgSw

Um comentário:

  1. Ponty é um gênio do violino e das composições. Seus músicos são excelentes, principalmente o "batera" Rayford Griffin. Sou super fã e tive o privilégio de assistir os quatro shows que ele fez na capital paulista. Antes, durante e depois do show... Eu e a galera aplaudimos tanto, que saímos com as mãos doendo.

    ResponderExcluir